No dia 20 de outubro canonização de novos Santos da Igreja Católica

Consistório Público Ordinário para a Canonização de alguns Beatos da Igreja Católica. (Vatican Media)

Nesta segunda-feira foi realizado o Consistório Público Ordinário para a Canonização de alguns Beatos da Igreja Católica. O Beato Carlo Acutis provavelmente será proclamado santo durante o Jubileu em concomitância com outras canonizações.

Vatican News

Na manhã desta segunda-feira, às 9h, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, o Santo Padre Francisco presidiu a celebração da Hora Terça e do Consistório Ordinário Público para a Canonização dos Beatos:

– Manuel Ruiz López e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e Francisco, Mooti e Rafael Massabki, fiéis leigos, mártires;

– Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata;

– Marie-Léonie Paradis (ao século Virginie Alodie), fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família;

– Elena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as “Irmãs de Santa Zita”;

– Carlo Acutis, fiel leigo.

Durante o Consistório, o Papa decretou que os Beatos Manuel Ruiz López e sete companheiros e Francisco, Mooti e Rafael Massabki, Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra sejam inscritos no Álbum dos Santos no domingo, 20 de outubro de 2024, enquanto o Beato Carlo Acutis provavelmente será proclamado santo durante o Jubileu em concomitância com outras canonizações.

Em seguida a Optatio de três cardeais da Ordem dos Diáconos para a Ordem dos Presbíteros:

– a pedido do card. James Michael Harvey, a Diaconia de São Pio V em Villa Carpegna foi elevada pro hac vice ao Título presbiteral;

– a pedido do card. Lorenzo Baldisseri, a Diaconia de S. Anselmo no Aventino foi elevada pro hac vice ao Título presbiteral;

– a pedido do card. Gerhard Ludwig Müller, a Diaconia de S. Inês em Agone foi elevada pro hac vice ao Título presbiteral.

Fonte: Vatican News.