Nordestão dos Presbíteros encerra hoje em Teresina

O 11º Nordestão de Presbíteros promovido pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) realizado em Teresina desde segunda-feira, 22, termina hoje, 25. Nesta terça-feira, o evento teve a presença do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que falou sobre os riscos, medos, mitos e a atuação dos padres na comunidade.

Na primeira conferência, dom Leonardo e os presbíteros congregaram experiências e discutiram vários assuntos referentes à identidade e atividade do clero na sociedade. “Nós como presbíteros temos que ser mais fraternos, devemos valorizar os leigos e nós mesmos para formarmos uma família presbiteral”, enfatizou dom Leonardo.

O secretário executivo do Regional Nordeste 4 avalia o encontro como importante para o fortalecimento da identidade regional do trabalho da igreja. “A realidade do Nordeste é diferenciada das outras regiões do nosso país, e essa reunião, que é feita de dois em dois anos tem o intuito de fazer com que os presbíteros de todas as dioceses mostrem suas experiências, seu trabalho e sua doação, o que certamente nos ajudará a conhecer melhor nossa própria realidade”, disse.

De acordo com o padre Sergio Reis, da diocese de Barreiras (BA), o Nordestão é uma ocasião de troca de conhecimento entre os presbíteros. “levaremos experiências para as dioceses. O Nordestão serve de elo, ligação e nos ajuda a refletir sobre nossas vidas”.

O 11º Nordestão de Presbíteros discute o tema “Identidade do Presbítero no Nordeste” e reúne cerca de 200 representantes de paróquias e dioceses dos cinco Regionais do Nordeste. O evento termina nesta quinta-feira, 25.