[ARTIGO] Nossa Senhora de Aparecida Peregrina

aparecida350

N. S. de Aparecida Peregrina

Em outubro de 2017, serão comemorados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos três pescadores, Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves nas águas do rio Paraíba. Devido à ocorrência de muitos milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora de Aparecida. Em preparação ao tricentenário, o Santuário Nacional de Aparecida e a Arquidiocese de Aparecida (SP) enviarão a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida às dioceses que fizeram solicitação durante a 52ª. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em maio deste ano.

De acordo com in formações do Santuário, mais de 80 dioceses candidataram-se. “É uma oportunidade de missão para as igrejas particulares. É a Mãe, que visita todas as igrejas. Uma motivação para os cristãos católicos e também uma oportunidade para anúncio da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirma o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli C.Ss.R.

Aproveito o ensejo parta recordar algumas datas importantes concernentes à imagem de N. S. Aparecida e a própria basílica: a) Em 28 de outubro de 1894, chagaram os padres e irmãos redentoristas, e daí em diante, os filhos de Santo Afonso vêm prestando assistência religiosa às multidões de romeiros que visitam o Santuário; b) No dia 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem milagrosa foi solenemente coroada; c) Em 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de Basílica Menor; d) Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil, sob a invocação de Aparecida; e) Em 5 de março de 1967, Aparecida recebeu a “Rosa de Ouro” enviada pelo papa Paulo Vl; f) Em 1952, iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, consagrada pelo Papa João Paulo ll no dia 4 de julho de 1980; g) Em 1980, o General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei No. 6.802 de 30 de junho de 1980, declarando o dia 12 de outubro como feriado nacional para o culto público e oficial a Nossa Senhora de Aparecida; h) Em 2007 o Papa Emérito, Bento XVl visitou a Basílica para abrir a V. Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe; i) No dia 24 de julho de 2013, o atual Pontífice visitou e celebrou a Santa Missa na Basílica Nacional de N.S. de Aparecida na ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Ele promete voltar novamente em 2017 para o trigésimo aniversário da retirada da imagem de N.S. Aparecida do Pio Paraíba.

Arcebispos e bispos que desejarem a visita da Imagem Peregrina deverão entrar em contato com a Secretaria de Pastoral do Santuário de Aparecida, por meio do telefone (12) 3104-1696 ou pelo e-mail [email protected], para obter as informações necessárias para a formalização do pedido.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1