ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
Coordenação Arquidiocesana de Pastoral
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Caros Padres e fiéis da Arquidiocese de Fortaleza.
Por ocasião do último Conselho Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, acontecido na manhã deste sábado, 20 de fevereiro de 2021, nosso arcebispo Dom José Antonio A. Tosi Marques, frente ao novo Decreto do Sr. Governador do Estado, Camilo Santana, direcionou-nos acerca de nossas celebrações litúrgicas e atividades religiosas.
Dom José Antonio afirmou que com a nova reformulação do Decreto do Governador publicada em 18.02.2021, nossas celebrações devem permanecer seguindo as Orientações e Normas indicadas em sua Carta Circular 008/2020 e anexo, quando foram dadas as orientações à Arquidiocese de Fortaleza para a reabertura gradativa das Igrejas e o retorno às celebrações presenciais no contexto da pandemia do COVID-19.
Nosso arcebispo ressaltou, na ocasião, que neste período será preciso intensificar os cuidados para que todas as orientações e normas de seguranças indicadas fossem cumpridas – tais como: distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel, higienização dos objetos litúrgicos e das mãos dos celebrantes, sobretudo durante a distribuição da comunhão.
Quanto aos horários de início e término das missas e atividades religiosas em nossas paróquias, em virtude do toque de recolher estabelecido no já citado Decreto do Governador, que proíbe a circulação de pessoas nas ruas e espaços públicos das 22h às 5h da manhã, a coordenação de pastoral reforça que, quando forem realizadas presencialmente, nossas atividades religiosas devem acontecer no intervalo das 5h às 21h, possibilitando os fiéis retornarem às suas residências sem prejuízo do cumprimento do Decreto do Governador.
Sem mais, continuemos firmes na caminhada quaresmal!
Fortaleza, 23 de fevereiro de 2021
Pe. Watson Holanda Façanha
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral
Obs.: Para esta notícia há uma atualização. Clique aqui
Uma resposta
Bom dia!
É muito bom saber que temos a guarda da Igreja, neste momento de tantas angústia, de perdas das pessoas que amamos, familiares, amigos, mesmo desconhecidos, que de forma tão inesperadas e agressivas são acometidas pela COVID.
Deus nos guarde a todos, amém!