Nota de pesar: diácono Fernando Antonio Batista Cavalcante

Foto: Diocese de Crato

Lamentamos com pesar o falecimento do diácono permanente Fernando Antonio Batista Cavalcante, aos 64 anos, na manhã desta quinta-feira, 23, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Ele havia sofrido uma queda no último domingo, que ocasionou um traumatismo crânio-encefálico, levando ao seu óbito.

O diácono Fernando pertencia ao clero diocesano de Crato, onde exercia sua missão na Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte. Comprometido com o serviço ao povo de Deus, sua vocação ao diaconato permanente foi uma expressão de seu profundo compromisso com a Igreja. Em nota, Dom Magnus Lopes, OFMCap, bispo diocesano de Crato, destacou a dedicação do diácono Fernando em sua missão.

Na Arquidiocese de Fortaleza, ele contribuiu significativamente para a formação de inúmeros agentes pastorais, especialmente nas áreas de catequese e bíblia, atuando como professor na Escola Pastoral Catequética (Espac). Erivan Ferreira recorda que ele era um homem de grande espiritualidade, conhecido por seu silêncio contemplativo, profunda oração, e por ser um amigo leal, excelente professor e liturgista, além de ter realizado muitas assessorias no Regional Nordeste 1.

Condolências dos amigos

“Conheci Fernando no final dos anos 80 morando na Vila Manuel Sátiro com mais 3 jovens vivendo uma experiência de formação de leigo comprometido com o Reino. Na época Dom Aloísio Lorscheider fazia visita na casa, onde tinha uma capelinha. Ali eu conheci e desde lá sempre um amigo de bons conselhos, sempre visitou minha casa, perguntava por dinâmicas, e na última vez que conversei estávamos agendando uma visita”, disse Antônio Pinto.

“Nosso amigo Fernando ainda morou no Lar Sacerdotal após a morte de sua mãe. Foi exemplo de homem sereno, de fé e de uma espiritualidade crística. Conversávamos muito no Lar sacerdotal e o escutava sobre a preocupação que ele tinha em relação a Espac e a realidade de nossa Igreja universal. Que a mãe de Fátima o acolha e o coloque nos braços do seu filho Jesus. Fernando, reze por nós aí na sua nova e eterna morada. Amém”, pontua padre Élio.

“Fernando não era somente um grande amigo, era e será sempre, um exemplo para todos nós. Homem íntegro, de espiritualidade autêntica e incansável defensor da moralidade na nossa instituição Igreja. Hoje é sem dúvida um dos dias mais tristes da minha vida”, descreve o professor Fernando Paixão.

Rogamos ao Senhor que conceda ao nosso irmão Fernando Cavalcante o descanso eterno e que receba o prêmio da eternidade pelo bem que fez entre nós! Nossos sinceros sentimentos aos familiares, paroquianos e amigos.

Texto: Thiago Ribeiro/Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.

Uma resposta

1. Fui aluna do Professor Fernando, na ESPAC e sempre nos encontrávamos nos eventos arquidiocesanos. Sempre muito atencioso, simpático e prestativo. Muito triste uma partida, assim, tão de repente. Mas, ele está no seio de Deus, sem dor e tristeza.
    Descanse em paz, Fernando!