
Quando uma Igreja (Diocese) está vacante, seja pela transferência/renúncia do seu Bispo seja pela sua morte, omite-se o nome do Bispo na Oração Eucarística. Desse modo, na Oração Eucarística ou em outras orações, em que se dizem os nomes do Papa e do Bispo do lugar, por conta do falecimento do Santo Padre, o nome do Papa é omitido. Por exemplo, na Oração Eucarística II:
“Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro, que ela cresça na caridade com (omite-se o Papa), o nosso Bispo (N), os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo”.
Atenção que, onde deveria ser nomeado o nome do Pontífice não se reza: “pelo Papa falecido “ou “pelos Cardeais” ou “pelo Papa que sendo eleito “
Outrossim, o nome do falecido Papa Francisco deve e pode ser mencionado entre os defuntos. Por exemplo, na Oração Eucarística II:
“Lembrai-vos do vosso filho (diz o nome do Papa Francisco), que chamastes desse mundo à vossa presença…”
O referido no exemplo acima, na Oração Eucarística II, deve ser observada para todas as demais Orações Eucarísticas.
Nessa semana, pelo fato de estarmos na Oitava da Páscoa, as Missas devem ser celebradas na intenção do Santo Padre, porém devem ser rezados os formulários próprios da Missas da Oitava da Páscoa colocando a intenção pelo Santo Padre, conforme nos orienta a Santa Igreja para o Tempo Pascal. Nesse momento não se celebra a Missa Exequial, e se utilizam os paramentos na cor litúrgica do Tempo, a saber, branca.
Para além dessas orientações seguem algumas questões práticas:
1. No dia de hoje os sinos das igrejas podem tocar o toque fúnebre;
2. Sejam celebradas as Missas, durante 7 dias, em sufrágio da alma do Papa Francisco;
3. Coloque-se a foto do Santo Padre em destaque, nas igrejas, com flores ao lado e velas, promovendo entre os fiéis a oração em sufrágio do Papa.
Em Cristo Jesus,
Pe.Rafhael Silva Maciel
Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Montese
Assessor para as Celebrações Litúrgicas da Arquidiocese