O que é fundamental para o cristão hoje? É renovar a esperança, o entusiasmo de buscar Jesus. Devemos ler a Exaltação do Papa Francisco: “A Alegria do Evangelho” que nos fala disso. Essas e outras perguntas foram respondidas pelo padre Manfredo Oliveira no encerramento de sua palestra no Simpósio Arquidiocesano da Caridade que se realiza no Ginásio Paulo Sarasate até às 17 horas.
Manfredo lembrou que o Papa escreveu a Alegria do Evangelho para as pessoas descobrirem o encanto de encontrar Jesus. Ele se referiu às desigualdades sociais , os acúmulos de bens entre poucos, uma sociedade marcada por tanta injustiça e violência. “É preciso lutar para sobreviver”.
Toda a sua palestra foi baseada na Exaltação do Santo Padre. No início da tarde teremos a segunda palestra. Será da professora Tânia Couto sobre Iluminação Bíblica sobre a Caridade.
Uma resposta
Participei de todo o Simpósio, e foi muito feliz esse momento em celebrar junto o centenário de nossa Arquidiocese, nos colocando frente ao nosso compromisso de credores do Evangelho de Jesus. As Tres palestras que refletiram sobre o tema desses tres anos da Fé, Esperança e Caridade, foram riquissimas de ensinamentos, nos dando assim um novo impulso para renovarmos a prática do nosso amor nessa inflamante caridade, que é dar-se ao outro em sua necessidade integral. A Eucaristia deve refletir em práticas de justiça aos menos favorecidos. Ao lotarmos nossas igrejas, devemos levar dela, ao sair, o amor de Cristo, que deverá transparecer nas nossas ações, das mais simples as mais complexas. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Obrigada Senhor pela Oportunidade. (Fatinha- Paroquia Sto. Antonio da Maraponga.)