Aniversário da Catedral de Fortaleza
Celebramos nesta segunda-feira, dia 22 de dezembro, o aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Após a demolição da antiga Igreja da Sé em setembro de 1938, foi plantada a pedra fundamental, início simbólico da edificação da nova Igreja-Mãe de Fortaleza.
Após 40 anos de construção a conhecida Igreja da Sé foi inaugurada por Dom Aloísio Lorscheider no dia 22 de dezembro de 1978. O novo templo que hoje comtemplamos tem capacidade para 5 mil pessoas e destaca-se por seu tamanho, beleza e simplicidade arquitetônica. Seu projeto é de autoria do engenheiro francês George Mounier.
A nova Catedral de Fortaleza, que este ano completa 36 anos tem além dos belos vitrais, destaque no seu altar mor, na pia batismal e na Capela do Santíssimo Sacramento.
Algumas particularidades que nem sempre são conhecidas pelo povo cearense, estão em seu subsolo, na cripta da Catedral, tais como: a Capela dos Santos Adolescentes, a Capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados alguns bispos e a secretaria da paróquia.
- Ordenações Presbiterais
Como parte dos festejos à dedicação da Catedral Metropolitana de Fortaleza, será celebrada hoje, dia 22, às 18 horas e 30 minutos, a ordenação presbiteral de 11 diáconos.
Os jovens diáconos que serão ordenados presbíteros são: 4 Diocesanos, 1 da Ordem de São Bento, 2 Instituto Nova Jerusalém e 4 da Comunidade Católica Shalom. São eles:
Alex de Brito Sátiro
Cledison Reis Lima
Célio Lourenço da Silva
Gabriel Alves do Amaral
Francisco Aderlane Freitas Carneiro
Francisco Marciano de Sousa
José Aroldo Martins Santos
José Lauro Costa Aderaldo
Livandro Nonato Dias Coelho Delfim Monteiro
Rômulo Bezerra de Castro
Vicente Gomes de Oliveira