[Notícia] Jubileu de Ouro Presbiteral

Jubileu de Ouro

Neste mês de junho três padres celebram o Jubileu de Ouro de ordenação presbiteral: Pe. João Tryboba, SDS, no dia 7 de junho; Pe. Lino Allegri, no dia 27 de junho; Pe. José (Luís) Fernandes de Oliveira, no dia 29 de junho.tryboba

Pe. João Tryboba SDS, nasceu aos 23 de abril de 1940, na Polônia. No Seminário Maior Salvatoriano de Bagno estudou Filosofia de 1959 a 1961 e Teologia de 1961 a 1965. Aos 7 de junho de 1965 foi ordenado Presbítero, em Trzebnica, por Dom Andrej Wronka. Aos 21 de dezembro de 1978 chegou ao Brasil, a serviço da Diocese de Brejo, MA. João assumiu, no dia 4 de fevereiro de 2010, a função de Pároco da Paróquia Imaculada Conceição no bairro João XXIII, em Fortaleza, CE.

Pe. Lino Allegri nasceu no dia 21 de dezembro de 1938, em Bolzano, Itália. Foi ordenado em 27 de junho de 1965, na Itália. Pertence ao grupo de padres missionários chamados “Fidei Donum”: padres diocesanos que, continuando incardinados à sua diocese de origem, vão exercer o ministério lino2presbiteral em dioceses mais necessitadas. Chegou ao Brasil em 1970. Trabalhou inicialmente na diocese de Cajazeiras, PB; depois em dioceses dos sertões da Bahia e de Goiás. Pe. Lino chegou à Arquidiocese de Fortaleza em 1991 e assumiu a Área Pastoral da Barra do Ceará, que acabava de ser criada por Dom Aloísio Lorscheider. De 1994 a 1998  assumiu cumulativamente, nomeado que foi por Dom Aloísio, a direção do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos. Depois foi vigário paroquial responsável pela Área Pastoral do bairro Tancredo Neves. Atualmente celebra na comunidade de São Roque, bairro Lagoa Redonda, e comunidade do Trilho.  Durante todos esses anos tem acompanhado as CEBs e as Pastorais Sociais e, nos últimos anos, tem se dedicado, sobretudo, à Pastoral do Povo da Rua de cuja coordenação participa.

Pe. José Fernandes de Oliveira

(Pe. José Luís), nasceu em 27 de fevereiro de 1940, em Cascavel, CE. Entrou no Seminário Menor da Prainha em fevereiro de 1952. Fez os cursos de Filosofia (1959 a 1961) e Teologia (1962 a 1965) no Seminário da Prainha. Pe. José Fernandes pertence à ultima turma de padres da Arquidiocese de Fortaleza que estudaram e moraram no Seminário da Prainha . Seus companheiros de  ordenação foram Raimundo Gomes Frota, falecido, Everardo Bezerra Fialho, casado, e João (Morais) Nogueira Mota, casado. A ordenação foi celebrada na Catedral Metropolitana, em construção, no dia 29 de junho de 1965, antecipada por conta da última sessão do Concílio Vaticano II, de setembro a dezembro, e porque naquele dia, 29 de junho, Dom José de Medeiros Delgado, então arcebispo de Fortaleza, completava 24 anos de ordenação episcopal, iniciando assim o seu ano jubilar. Pe. José Fernandes exerceu o ministério presbiteral como pároco em São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Iguatu, Aquiraz. Foi reitor da Igreja da Prainha, capelão da Polícia Militar do Ceará, em Juazeiro do Norte. Fez o doutorado em Direito Canônico, no Angelicum, em Roma. Desde então tem trabalhado no padre-josé-fernandes_pTribunal Eclesiástico de Fortaleza, primeiramente como Vigário Judicial e, nos últimos anos, como Presidente. Com os padres jubilandos o povo de Deus da Arquidiocese de Fortaleza eleva a Deus sua ação de graças por tão grande dom que lhes foi concedido. Une-se em comunhão a eles em data tão alegre e graciosa e agradece-lhes por tão generosa e dedicada missão na formação deste mesmo Povo e construção do Reino de Deus.

Respostas de 3

1. Padre João Tryboba, é com muita alegria que nós da Paróquia Imaculada Conceição do Bairro João XXIII, estamos vivenciando este momento do seu Jubileu de ouro presbiteral, obrigado pelo seu exemplo, dedicação e zelo com os seus filhos espirituais!

Parabéns, querido Pároco!

2. Padre João Tryboba obrigado por representar Tua Pátria com dignidade,humildade e exemplo de zelo pelo o que é de Deus.Polônia agradece e Eu e minha família também.Andrzej Myszor de Maringá Parana.

3. Padre João Tryboba sds, parabéns pelo seu Jubileu de Ouro de ordenação sacerdotal. Também nós, da comunidade de São Judas Tadeu – Vila Pery, haurimos de seus ensinamentos e agradecemos a Deus pela sua vida e missão. Paz e bem! Chaguinha (Catequista da comunidade Vila Pery)