[NOTÍCIAS] Colégio Pio Brasileiro celebra Nossa Senhora Aparecida

pionossasenhora-400Cardeais e bispos que participam da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, no Vaticano, prestaram homenagens a Nossa Senhora Aparecida, no dia 11.

A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, e pelo arcebispo emérito de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo.

A celebração reuniu a comunidade no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, com presença de brasileiros, religiosos e padres que prestam serviços em Roma. O reitor do Colégio, padre Geraldo Maia, acolheu os fieis, fazendo memória a padre João Bosco Penido Burnier, ex-aluno do Colégio, baleado na véspera da Festa de Nossa Senhora Aparecida, em 1976. “Além de tantos mestres e doutores, futuros bispos, arcebispos e cardeais, neste Colégio residiram vários santos e até mártires”, disse padre Geraldo.

Pela primeira vez, dom Damasceno não pode estar nas festividades de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional. Ele participa da Assembleia do Sínodo dos Bispos, como presidente-delegado, nomeado pelo papa Francisco.

Em sua homilia, o cardeal expressou comunhão com a arquidiocese de Aparecida. Recordou três momentos importantes vividos pela Igreja e no Brasil, sendo o Sínodo Extraordinário, em Roma; o processo eleitoral brasileiro e o início do triênio de preparação para o tricentenário do encontro milagroso da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Caríssimos, que a devoção a Nossa Senhora aparecida nos estimule cada vez mais a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, faça crescer nosso amor pela Igreja e nos ajude a estar próximos a nosso povo, ao seu caminho de fé e às suas necessidades”, disse dom Damasceno.

Ao final da missa, houve a consagração à Nossa Senhora Aparecida.

Reconhecimento

Após a celebração, aconteceu uma sessão solene de homenagem da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé pelos 80 anos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Na ocasião, a entidade destacou a importância do Colégio e manifestou reconhecimento pelos trabalhos prestados pela instituição.

Dom Damasceno agradeceu a homenagem prestada ao Colégio e disse que a Igreja no Brasil se alegra com todo o apoio que a Embaixada tem prestado ao longo desses 80 anos. “Conte com nossas orações pelo importante serviço que presta à nação brasileira”, disse.

Por CNBB