[NOTÍCIAS] Congresso Missionário propõe planejamento pastoral

congresso-400A reflexão sobre a dimensão da “Paróquia Missionária” foi abordada durante o 2º Congresso Missionário organizado pela diocese de Guarulhos (SP). O evento foi promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi), no dia 13 de setembro, com participação de mais de 200 agentes de pastoral, padres, diáconos, religiosos e seminaristas.

O encontro foi assessorado pelo sacerdote da Congregação dos Passionistas da diocese de Osasco (SP) e assessor missionário do Sub Regional SP 2, padre José Rocha. Durante a formação, os participantes debateram a necessidade da elaboração de um plano diocesano e pastoral voltado às atividades da ação missionária.

Foram apontados quatro eixos para o trabalho de evangelização, com base nas orientações gerais da Igreja, são eles: o serviço, o diálogo, o anúncio e o testemunho de comunhão, que devem ser trabalhaods a partir do método  “ver, julgar, agir e celebrar”.

“O planejamento não deve ser apenas ideia de uma pessoa, ou de um pequeno grupo, mas de toda uma comunidade para planejar a ação pastoral”, explicou padre José Rocha.

O bispo diocesano, dom Edmilson Amador Caetano, celebrou a missa de encerramento do Congresso, com bênção de envio aos agentes de pastoral. Na ocasião, o bispo motivou a comunidade para o trabalho missionário, recordando as palavras do papa Francisco, para que haja uma “Igreja em saída”.

Com informações e foto da diocese de Guarulhos.

Fonte: CNBB