Noticias da Região Episcopal Praia São Pedro e São Paulo

regiao-s-pedro-s-pauloReunião extraordinária do Conselho de Pastoral
Aconteceu no dia 03 de junho reunião Extraordinária do Conselho de Pastoral da Região na sede da Região em Guanacés no horário de 08h00 às 11h00. A mesma teve como objetivo refletir pelo senhor arcebispo Dom José Antônio as quais deverão ser apresentadas em reunião com o senhor governador Camilo Santana, a saber: a Convivência com o Semiáriado, a questão da segurança pública e a saúde. Estiveram presentes as paróquias de São João Batista – Horizonte; Santa Teresinha do Menino Jesus – Chorozinho, Nossa Senhora da Conceição – Cascavel; Nossa Senhora da Saúde – Caponga; Nossa Senhora da Penha – Sucatinga, Nossa Senhora das Graças – Pindoretama; São Francisco de Assis – Tapera e a Área Pastoral São João Batista – Jacarecoara.

Encontro do Clero
Será realizado no dia 08 de junho (quinta-feira) Encontro do Clero da Região no Centro de Pastoral em Pacajus de 08h30 as 12h00. O referido encontro tem como objetivo fortalecer a comunhão, favorecer a convivência e partilha da vida sacerdotal.

Encontro da Primeira Urgência
Será realizado no dia 10 de junho de 08h00 as 11h00 na Sede da Região em Guanacés encontro da primeira urgência da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, Igreja em estado permanente de missão. O mesmo tem como objetivo refletir a dimensão misisonária e preparar a Visita Pastoral Missionária e a Missão Jovem. Pe. Guilherme, vigário paroquial da Paróquia São João Batista em Horizonte assessora o referido encontro.

Primeiro Arraiá da Praia
Será realizado no dia 10 de junho em Guanacés na Sede da Região de 17h00 as 21h00 o Primeiro Arraiá da Praia com a presença dos agentes de pastoral das paróquias. A realização do referido evento visa responder uma das ações proposta pela quarta urgência da ação evangelizadora comunidade de comunidades, que propõe maior convivência dos agentes de pastoral, fortalecendo o sentido de pertença e a união das paróquias. Na oportunidade teremos barracas, jogos, pescaria, sorteio e como não pode faltar num arraiá que se preze um belo e autêntico forró pé de serra.

Escola de Formação
Será realizado no dia 17 de junho em Guanacés de 08h00 as 15h00 na Sede da Região mais uma etapa da Escola de Formação. Dando continuidade o aprofundamento do Eixo Bíblico onde a assessoria trabalhará chaves de leitura para compreender os Livros Sapiências.

Encontro do MESC
Acontecerá no dia 17 de junho as 19h00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Cascavel a Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão das seguintes paróquias: São José de Ribamar – Aquiraz, São Francisco de Assis – Tapera; Nossa Senhora das Graças – Pindoretma; Nossa Senhora da Saúde – Caponga; Nossa Senhora da Conceição – Cascavel; Jesus, Maria, José – Beberibe; Nossa Senhora da Penha – Sucatinga; Bom Jesus dos Navegantes – Parajuru; São José – Alto Luminoso; Nossa Senhora da Conceição – Guanacés; Área Pastoral São Pedro e São Paulo – Capim de Roça; São João Batista – Aruarú; São Luiz Gonzaga- Pitombeiras; Santa Teresinha do Menino Jesus – Chorozinho e Área Pastoral São João Batista – Jacarecoara. Esta turma é a primeira que fez o processo de formação em nível de Região conforme orientação Arquidiocesana. O rito de investidura dos novos ministros se dará em celebração eucarística presidida pelo senhor arcebispo Dom José Antonio.

Encontro Vocacional para a Vida Religiosa
Será realizado no dia 18 de junho de 08h00 as 12h00 Encontro Vocacional para Vida Religiosa. O mesmo acontece na Sede da Região em Guanacés de 08h00 as 12h00.

Encontro com os/as secretários/as paroquiais
Será realizado no dia 19 de junho de 08h30 as 12h00 na Sede da Região em Guanacés, Encontro com os/as Secretários/as Paroquiais. O referido encontro tem como objetivo refletir e partilhar o trabalho dos/as secretários/as nas secretárias paróquias.

Conselho de Pastoral
Será realizado no dia 24 de junho na Sede da Região Reunião Ordinária do Conselho de Pastoral, na oportunidade será refletido a Doutrina Social da Igreja assessorado pelo Pe. Valternilo e após estudo serão discutidos assuntos relativos às ações da Região em vista a dinamização do Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza.

Por: Maria Erivan
Secretária