O mês de junho, como já é tradição, marca para os leigos um tempo de muitas atividades articuladas pelos Organismos em suas instâncias, nacional, regional e arquidiocesana.
Em nível Nacional o laicato foi convocado e animado pela mensagem do Vaticano II que lembra:“Pelo batismo fomos incorporados a Cristo e nos tornamos co-responsáveis pela missão comum de todo o Povo de Deus”(LG, 31), a participar da XXXII Assembléia Geral Ordinária, com sede em Cuiabá/MT, no início de junho, sob o tema: “À luz da memória, projetando a história: O Conselho Nacional do Laicato do Brasil”.
Esta Assembléia teve por objetivo, “avaliar, refletir, projetar e encaminhar estratégias para a articulação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, como espaço de fortalecimento da vocação laical, para uma presença mais eficaz, como Igreja, na vida do povo e na sociedade”.
As delegações foram formadas pelos 17 Regionais da CNBB , pelas Organizações filiadas além da Presidência, do Colegiado Deliberativo e Fiscal, Econômico, Comissões e convidados.
Neste mesmo sentido, os Conselhos Regional e Arquidiocesanos preparam-se para avaliar e redefinir suas estratégias de articulaçâo do laicato, para intensificar a presença do cristão como Igreja no meio do mundo.
Na mesma linha, leigos do Regional Nordeste I /Ceará, vão se reunir nos dias 21,22 e 23 em Iguatu, para participar do II Fórum Regional do Laicato, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, que tem à frente o Sr. Bispo de referência Dom João José Costa.
É um encontro que vai oferecer momentos de formação voltados para os ensinamentos do Concílio Vaticano II e também espaços para que os leigos compartilhem suas lutas e conquistas em favor de sua organização, vocação e missão.
Espera-se a participação de leigos e leigas de todas as nove dioceses, incluindo paróquias, comunidades, movimentos, serviços e cristãos em geral.
Em sintonia com esta articulação, o Conselho Arquidiocesano vem realizando, no Centro de Pastoral, uma série de estudos sobre a Doutrina Social da Igreja, em atendimento ao que está proposto no Plano de Pastoral na 5ª urgência- Igreja a serviço da vida plena para todos.Tem contado com a colaboração e a competência de padres e teólogos dedicados ao assunto, os quais vem despertando muito interesse no grupo.
Caso você deseje participar, ainda há tempo. Aos sábados de 8h30 às 11h30 no CPMMI
Dia 15tema: O contexto em que surgiu a DSI –Ass. Professor e Teólogo:Fernando Gondim
Dia 29-tema: A Igreja a serviço do mundo – Ass. Professor e Teólogo:Jaefson Rodrigues
Assim, convicto do papel e da importância dos leigos e leigas na vida da Igreja, contribuindo no processo da nova evangelização, tão necessária nos dias atuais, o CNLB como Organismo de Comunhão Eclesial, congrega e busca entusiasmo e compromisso dos leigos e leigas para um agir coerente com a mensagem do Evangelho.
Por Maria Elenise Mesquita.