[NOTÍCIAS/53ª Assembleia Geral da CNBB] Bispos do Ceará participam da 53ª Assembleia Geral da CNBB

cabecalho_r1_c3_s1A Assembleia acontece de de 15 a 24 de abril em Aparecida do Note, São Paulo.

Os bispos das nove dioceses do Ceará participarão da Assembleia Geral  onde serão atualizadas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e revisadas as Orientações Pastorais. As diretrizes da CNBB nortearão os bispos na dinamização da missão evangelizadora, na vida eclesial e a responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos.

As atuais Diretrizes Gerais  contêm cinco urgências para a ação evangelizadora:

Igreja em Estado Permanente de Missão;

Igreja: Casa da Iniciação à Vida Cristã;

Igreja: Lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral;

Igreja: Comunidade de Comunidades;

Igreja a Serviço da Vida Plena Para Todos.

O encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de rito oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas. A Assembleia Geral é um  momento de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil.

Neste ano, além da atualização das diretrizes gerais da ação evangelizadora, os bispos terão a missão de eleger a nova presidência da entidade, composta pelo Presidente, Vice e Secretário geral; os Presidentes das doze Comissões Episcopais Pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no vaticano.

Por CNBB Regional Nordeste I – Ceará