[NOTÍCIAS/ArqFor] Faculdade Católica de Fortaleza realiza Curso de complementação para Diáconos Permanentes

IMAGEM---Curso-complementarA Escola Diaconal da Arquidiocese de Fortaleza consiste na equipe responsável pela formação, acompanhamento e discernimento vocacional dos candidatos ao Diaconato Permanente, tendo como Chanceler dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, e seu diretor, Pe. Luís Fernando Martins Cabral, MSC, e demais membros que compõem a equipe.

Por necessidade e pedido de dom José Antonio, a Faculdade Católica de Fortaleza – FCF realizará, pela primeira vez, o Curso de complementação da Escola Diaconal. Trata-se de uma etapa importante no processo de formação do Diaconato Permanente, quer da Arquidiocese de Fortaleza, quer das demais Dioceses do Ceará. O Curso será composto por oito (8) Módulos a serem realizados em datas diversas. O Primeiro Módulo está previsto para os finais de semana: 10 e 11, 24 e 25 de abril, Sexta (18h às 21h) e Sábado (08h às 12h / 14h às 17h), na FCF.

A Faculdade Católica de Fortaleza espera, através do Curso Complementar, colaborar eficazmente para que brote da vida do Diácono Permanente “um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão” (DAp 208).

Carga Horária: 20h/a. – VALORES: R$ 175,00 (Cada Módulo)

Inscrições na Secretaria da FCF: Rua Tenente Benévolo, 201, Centro, Fortaleza / CE, de 07h às 13h / 15h às 20h).

Coordenação do Curso: Departamento da Graduação em Teologia – FCF.

Ou escreva para: [email protected]

Por: Marcos de Aquino Setor Comunicação FCF.

Respostas de 6

1. Acho muito importante o Diaconato Permanente, desde o Concílio, quando aconteceu o seu retorno, porém não há muitos Diáconos em nossa Arquidiocese, parabéns ao Sr.Arcebispo por incentivar o 1º grau da ordem sagrada, mais acho que essa vocação ainda está muito sem divulgação nas comunidades, o que poderia ser de grande motivação para as famílias e para a Igreja!

1. Juarez, o diácono não é padre. Entenda: o sacerdócio ministerial é dividido em três graus:
      diaconato, prespiterato e episcopado, que é a plenitude do sacerdócio. Esses são os ministérios ditos "ordenados" na Igreja. A Igreja católica de rito romano tem admitido ao diaconato permanente homens pastoralmente dedicados, formados em teologia e de comportamento ilibado. Aos outros , que desejam os outros graus do sacerdócio, são ordenados "diáconos transitórios" , pois permanecem nessa condição apenas algum tempo, normalmente entre seis meses e um ano.

2. Oi Juarez: eu vou tentar explicar para você, meu irmão, o que é um Diácono Permanente. Ele é alguém com vocação para o serviço da Palavra de Deus dentro da Comunidade Católica. Para ser Diácono exige-se diversos requisitos, entre eles, que seja um homem casado, que seja formado em Teologia, e que dê testemunho cristão e que a Comunidade Católica reconheça nele uma pessoa voltada para o Serviço da Palavra e vivência da Caridade entre os irmãos. Ser Diácono requer Ordenação pelo Bispo local, e assim o Diácono passa a fazer parte da Igreja, não como leigo, mas como membro da ordem da Igreja. E o seu exercício no altar, se cinge à função própria de servir, de proclamar o Evangelho, e de convidar os fiéis para o abraço da paz. Como Cristão Ordenado, ele pode batizar, assistir casamento, entre outras funções eclesiais. Ressalto que Diaconia não é coisa nova. Este serviço surgiu lá nas primeiras comunidades cristãs, no entanto, dentro do Concilio Vaticano II recebeu um pequeno impulso. Felicidades.

2. Boa noite, me chamo Julio sou Ministro Extraordinário da Palavra, gostaria de saber quanto tempo dura o curso de diácono permanente, qual valor total do curso e quando terá novas inscrições.