A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara um curso de atualização para presbíteros. Segundo o arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão, dom Pedro Brito Guimarães, a ideia surgiu a partir dos debates e encontros com o clero.
“A gente sente que a missão sobrecarrega muito o sacerdote. Ele fica sem tempo de ler, se atualizar. Existem tantas coisas novas que surgem, que podem agregar valor no ministério do padre, para estar de acordo com a atualidade, com as marcas do tempo atual”, explica dom Pedro.
A proposta foi aprovada por unanimidade durante a última assembleia geral da CNBB, ocorrida em maio deste ano em Aparecida. Os organizadores decidem, agora, a grade curricular e os professores que ministrarão as aulas.
O curso oferecerá 60 vagas. Esta primeira edição acontecerá, de 5 a 25 de janeiro, no Retiro Casa das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG). Mas a ideia é que cada ano a iniciativa aconteça em uma região diferente, com o apoio das dioceses locais. O curso será voltado apenas para sacerdotes que, de preferência, tenham entre 10 e 25 anos de ordenados.