[NOTÍCIAS/Brasil] Coordenação Nacional da Pastoral dos Surdos planeja próximas ações

pastoralsurdosPara apresentar os novos membros e articular as relações da equipe, a coordenação nacional da Pastoral dos Surdos encontrou-se com o bispo referencial, dom Celso Antonio Marchiori, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na diocese de Apucarana (PR).

Os nove membros eleitos em janeiro de 2014, de diversos regionais do Brasil, estiveram reunidos no seminário diocesano São João Maria Vianey, para  planejar a pastoral e suas ações concretas, capazes de motivar uma maior inserção e participação dos deficientes auditivos e seus familiares na vida da Igreja. A inclusão da Pastoral no Plano de Pastoral de Conjunto das paróquias e dioceses é decisiva para a visibilidade do trabalho realizado há mais de 30 anos.

Dom Celso participou da abertura do evento e orientou a equipe sobre o sacramento da penitência aos surdos nas comunidades e sobre a peregrinação nacional da Pastoral a Aparecida (SP). Falou ainda a respeito da participação dos surdos nos ministérios ordenados. A equipe também abordou a preparação do 17º Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e do 7º Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos, que serão realizados em Belo Horizonte (MG), em janeiro de 2016.

Ao longo da reunião, padre Cleyton compartilhou sua experiência na Semana Nacional das Pastorais Sociais, promovida em julho pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A participação foi considerada importante, uma vez que já faz algum tempo que a Pastoral vem buscando estreitar ainda mais os laços e sua inclusão junto à CNBB

No dia 30, a Congregação da Pequena Missão para Surdos inaugurou, em Londrina (PR), o 1º Oratório Nacional dedicado ao grupo, sob o título de Nossa Senhora do Silêncio. Um grupo significativo de deficientes auditivos participou da celebração eucarística de inauguração. No domingo, 31, uma missa presidida pelo bispo referencial, no Santuário de São José, em Apucarana, encerrou as atividades.

Com informações da Pastoral dos Surdos.