[NOTÍCIAS/CNBB] Comissão estuda documento Sensus Fidei

Doutrina da F 2015_2 350x212A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciou reunião na segunda-feira, dia 26, para estudo do documento Sensus Fidei (Sentido da Fé), publicado pela Comissão Teológica Internacional, em 2014. O encontro que acontece no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), tem a preparação para 53ª Assembleia Geral da Conferência na pauta.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, dom Wilson Angotti, comentou sobre o objeto de estudo da reunião, o documento Sensus Fidei. De acordo com ele, a publicação remete à promessa de Jesus Cristo sobre o dom do Espírito Santo, o qual recordaria aquilo que Ele havia ensinado e levaria o povo de Deus ao conhecimento da verdade. “Portanto, é sobre este aspecto que estamos refletindo: todos aqueles que possuem fé, movidos pelo Espirito Santo, têm esse senso de verdade. A igreja traz em si, como dom do Espirito, o sentido da fé”, explicou.

A reunião que geralmente ocorre em Brasília (DF), tem o apoio da arquidiocese de Belo Horizonte na acolhida dos participantes. O arcebispo de Brasília e presidente da Comissão, dom Sérgio da Rocha, agradeceu a recepção da Igreja local e destacou a oportunidade de utilizar das “diversas expressões culturais” na compreensão da Doutrina da Igreja. “É muito importante que as reuniões sejam realizadas em diferentes lugares do Brasil para que nós possamos, cada vez mais, considerar a realidade concreta em que vivemos. Temos diversas expressões culturais que devem ser avaliadas quando procuramos compreender a Doutrina da Igreja”, disse

Dom Sérgio também destacou outras atividades sob responsabilidade da Comissão. “Neste momento, estamos empenhados na atualização da Bíblia da CNBB, que serve de referência para a liturgia e a catequese. Também estamos celebrando o jubileu do encerramento do Concílio Vaticano II e estamos zelando por uma tradução atualizada dos documentos do Concílio”, contou.

Participam da reunião os outros membros da Comissão, o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Krieger; o bispo de Amparo (SP), dom Pedro Cipolini; e bispo auxiliar do Rio De Janeiro (RJ), dom Paulo Cezar Costa. Além dos assessores, padre Luís Henrique Eloy e Silva e padre Antônio Luiz Catelan Ferreira, o Grupo Interdisciplinar de Peritos, que colabora com a Comissão na área Teológica, também está reunido no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Fonte: CNBB – Com informações e fotografia da Assessoria de Comunicação e Marketing da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).