![](https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2025/02/413b6337-4498-434c-94d6-e93f131d0248-667x500.jpeg)
No dia 8 de fevereiro de 2025, a Arquidiocese de Fortaleza celebrou com grande alegria o início oficial do novo mandato da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), para o quadriênio 2025-2028. O momento teve início com um acolhimento especial, que contou com um café da manhã às 8h30, seguido de uma missa solene às 9h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prainha.
A celebração foi presidida por Pe. Francisco Duarte, Vigário Episcopal para o Diaconato Permanente, e concelebrada por Pe. Thiago Cavalcante, Diretor da Escola Diaconal da Arquidiocese de Fortaleza, juntamente com vários diáconos, candidatos ao diaconato e suas esposas. A missa foi um momento de reflexão e oração, agradecendo a Deus pela caminhada dos diáconos na Igreja e pedindo forças para a nova etapa que se inicia.
Após a celebração eucarística, houve um momento de discursos, no qual se pronunciaram Pe. Duarte, Pe. Thiago, Diácono Marcelo, novo presidente da CAD, e Diácono Elinésio, novo ecônomo da Comissão. Também marcou presença o Diácono Oscar Bittencourt, presidente do Conselho Regional dos Diáconos – CRD, Nordeste I, que fez um pronunciamento sobre a importância do diaconato na Igreja e o compromisso dos diáconos com a missão evangelizadora.
A nova diretoria da CAD para o período de 2025 a 2028 foi oficialmente empossada, sendo composta pelos seguintes membros:
- Diácono Marcelo Perdigão Moura – Presidente
- Diácono Erinaldo Cordeiro de Aquino – Vice-presidente
- Diácono Elinésio Coelho de Sousa – 1º Tesoureiro
- Diácono Francisco Alex da Silva Teixeira – 1º Secretário
- Diácono Hemerson Jorge Barbosa – 2º Secretário
A Comissão Arquidiocesana dos Diáconos é um importante meio de apoio e organização dos diáconos permanentes na Arquidiocese de Fortaleza. A nova gestão tem como objetivo fortalecer o trabalho dos diáconos em sua missão de servir à Igreja, além de promover a formação contínua e o acompanhamento dos candidatos ao diaconato.
Desejamos que o novo mandato seja repleto de bênçãos e que a CAD continue sendo um instrumento de fé, serviço e união entre todos os diáconos da Arquidiocese.