Conselho Arquidiocesano do ECC. Foto: arquivo pessoal.
No dia 1º de janeiro de 2025, a Arquidiocese de Fortaleza deu as boas-vindas ao novo Conselho Arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que assumiu suas funções para o triênio 2025-2027. A posse do novo conselho foi marcada por um momento de fé, união e compromisso com a missão de fortalecer a família e a espiritualidade no contexto da Igreja e sociedade.
O Conselho Arquidiocesano do ECC é composto por diversas lideranças, entre elas o Casal Arquidiocesano (Jader Ribeiro e Larissa Nobre), que representa o núcleo central da organização, o Diretor Espiritual Arquidiocesano (Pe. Luís Alberto Freire), responsável pela orientação espiritual, além de 21 Casais Ligação Setorial, que atuam como ponte entre as paróquias e a Arquidiocese, e o Diretor Espiritual Setorial, que coordena a parte espiritual de cada setor. O conselho também conta com a participação de 9 representantes da 3ª Etapa, casais que já completaram sua jornada no ECC e agora colaboram com a formação e a orientação dos novos participantes.
Dom Gregório e Casal Arquidiocesano. Foto: arquivo pessoal.
A posse simboliza o compromisso renovado de evangelizar e formar casais, auxiliando-os a viverem o sacramento do matrimônio com mais profundidade espiritual. O ECC é uma importante ferramenta da Igreja para a missão de fortalecer as famílias cristãs, promover o diálogo e a união entre os casais, além de formar novas lideranças para atuar nas diversas Paróquias e Áreas Pastorais de nossa Igreja Particular.
O novo conselho já inicia suas atividades com grandes expectativas para os próximos três anos, com foco na formação contínua, no apoio às famílias e na propagação dos valores de Cristo que são fundamentais para a vivência do casamento e da fé. O ECC está presente em 120 Paróquias e Áreas Pastorais da Arquidiocese de Fortaleza e desempenha um importante papel na evangelização.
Que o novo Conselho Arquidiocesano, guiado pela graça de Deus, possa cumprir sua missão com sabedoria e dedicação, sendo luz para todos os casais que fazem parte desse serviço eclesial.
Texto: Thiago Ribeiro.