O papa e as CEBs

padre-Brendan200Pela primeira vez em sua história, um Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) recebe uma mensagem de um Papa. A carta do Papa Francisco foi enviada aos participantes do 13º. Intereclesial das CEBs acontecendo em Juazeiro do Norte, Ceará. O encontro reuniu aproximadamente quatro mil pessoas de todo o Brasil além de alguns estrangeiros. O tema do Intereclesial é “Justiça e Profecia a serviço da vida”, e o lema “CEBs: romeiros do Reino no campo e na cidade”. Segue alguns trechos da carta do Papa que tem mais de trinta linhas:

a) “Como lembrava o Documento de Aparecida, as CEBs são um instrumento que permite ao povo chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos” (n.178);

b) As Comunidades de Base “trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja”;

c) Não percam o contato com esta realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular. (Exort. Ap. Evangelii gaudium, 29).

d) A carta termina com o Papa exortando os participantes da 13º. Encontro Intereclesial das Comunidades de Base a viver um encontro de fé e de missão, de discípulos missionários que caminham com Jesus, anunciando e testemunhando com os pobres a profecia dos “novos céus e da nova terra”, e concedendo-lhes sua Bênção Apostólica.

e) Sobre o lema do evento, o Papa disse que deve ser como uma chamada para que as CEBs assumam cada vez mais seu papel na missão evangelizadora da Igreja. “Todos devemos ser romeiros, no campo e na cidade, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher”.

É importante recordar o que o Documento de Aparecida diz a respeito das CEBs: “Na experiência eclesial… as Comunidades Eclesiais de Base têm sido escolas que têm ajudado a formar cristãos comprometidos com sua fé, discípulos e missionários do Senhor, como o testemunho a entrega generosa, até derramar o sangue, de muitos de seus membros” (DC 178). Outro exemplo é: “As CEBS, no seguimento missionário de Jesus, têm a Palavra de Deus como fonte de sua espiritualidade e a orientação de seus pastores como guia que assegura a comunhão eclesial… Mantendo-se em comunhão com seu bispo e inserindo-se no projeto de pastoral diocesana, as CEBs se convertem em sinal de vitalidade na Igreja particular” (DA 179).

Os componentes do 13º. Intereclesial das CEBs mandaram uma carta de 41 linhas ao papa Francisco agradecendo o apoio que ele deu às CEB s no encontro do Crato. Segue alguns trechos interessantes dessa carta:

a) “Aproveitamos a oportunidade para nos unir ao seu esforço por renovar as Igrejas da comunhão católico-romana, de acordo com a teologia e a espiritualidade do Concílio Vaticano ll, relidas e atualizadas pelas necessidades do mundo atual e pela urgência de que nós, cristãos, escutemos “o que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7).

b) “Nós lhe agradecemos por fazer do ministério papal uma profecia contra a economia de exclusão, que hoje domina o mundo e defender os migrantes e clandestinos pobres da África e de outros continentes”.

c) “Entre suas palavras e gestos que nos toca muito de perto é o fato do senhor se apresentam como bispo de Roma e primaz da unidade das igrejas. Essa atitude básica permitirá retomar reconhecimento que o Concílio Vaticano ll fez da plena eclesialidade das Igrejas locais encontrar a profunda verdade que esse nosso encontro quer expressar, ao se chama “intereclesial” de CEBs: um encontro de igrejas locais, reunidas a partir das comunidades eclesiais de base e desse modo da Igreja ser”.

A carta termina com os integrantes do 13º. Intereclesial das CEBs pedindo a benção apostólica do Papa.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE I