O Papa recebeu peregrinos da Polônia em uma audiência privada. Cerca de 150 pessoas – jovens e as famílias – estão participando do retiro que começou no dia 15 de julho em Roma. O grupo é liderado por dom Grzegorz Ryś, metropolita de Łódź, no centro do país, que está entre os futuros novos cardeais.
Paweł Kowalski SJ, Tomasz Matyka SJ – Vatican News
Os participantes pertencem à comunidade Luz e Vida (ΦΩΣ ΖΩΗ), o chamado Oasis, o maior movimento eclesiástico polonês. Os membros podem ser jovens, adultos ou famílias inteiras. Eles fazem seja uma formação cristã em seus grupos nas paróquias durante o ano, seja um período mais intenso de retiros, que geralmente reúnem pessoas de diferentes partes do país. A comunidade foi fundada pelo padre Franciszek Blachnicki, um candidato ao altar que foi assassinado em 1987 pelos serviços de segurança comunistas.
O Papa Francisco se encontra com jovens poloneses no Vaticano
A viagem a Roma e o encontro com o Santo Padre são elementos de um retiro de terceiro nível para jovens e famílias. Os participantes são convidados a experimentar o mistério da Igreja em sua diversidade. O objetivo é ajudá-los a encontrar seu caminho na comunidade de fiéis. Eles aprendem sobre as diferentes formas e tradições de oração, participam de encontros fraternos e descobrem a profundidade da história cristã e o presente da Igreja por meio do exemplo dos santuários visitados.
O Papa Francisco se encontra com jovens poloneses no Vaticano
Fonte: Vatican News