Óbolo de São Pedro: oferta de amor e solidariedade universal aos irmãos

No editorial do mês de julho, o Arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio sensibiliza os fiéis sobre a importância da coleta anual do Óbolo de São Pedro, um gesto de comunhão dos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo em benefício das obras do Santo Padre. Portanto, as doações feitas nas celebrações desse fim de semana, são entregues a ele para as iniciativas humanitárias e de promoção social em todo mundo.

“Neste ano, no Sábado e Domingo dias 3 e 4 de julho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, as coletas de todas as comunidades serão destinadas ao Óbolo de São Pedro. É chamado óbolo em referência ao fato narrado nos Evangelhos sobre o “óbolo da viúva” (Lc 21, 1-4). O importante é participar de coração aberto às necessidades da humanidade”, salienta Dom José Antonio.

Segundo o site Vatican.va a coleta surgiu: “no final do século VIII, os anglo-saxões, depois da sua conversão, sentiram-se tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, um contributo anual ao Santo Padre. Assim nasceu o “Denarius Sancti Petri” (Esmola para São Pedro), que rapidamente se espalhou pelos países europeus”.

O Papa emérito Bento XVI salienta a importância da comunhão dos bens com o pontífice a serviço dos necessitados: “o “Óbolo de S. Pedro” é a expressão mais emblemática da participação de todos os fiéis nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma a bem da Igreja universal. Trata-se de um gesto que se reveste de valor não apenas prático, mas também profundamente simbólico enquanto sinal de comunhão com o Papa e de atenção às necessidades dos irmãos; por isso, o vosso serviço possui um valor retintamente eclesial”.

Imagem: Vatican.va

Leia na íntegra o Editorial mensal de Dom José Antonio: