Obrigado, Dom José Antonio, por seu pastoreio na Arquidiocese de Fortaleza

A Arquidiocese de Fortaleza realizou a celebração eucarística em agradecimento ao episcopado de dom José em nossa Igreja Particular.

Arq News – Igreja Local

Na manhã deste sábado, 9, aconteceu na Sé Catedral a celebração eucarística em agradecimento aos 24 anos do pastoreio de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques à frente da Arquidiocese de Fortaleza. O epíscopo fora nomeado o 6º arcebispo de Fortaleza, no dia 13 de janeiro de 1999, por São João Paulo II, sucedendo o cardeal dom Cláudio Hummes, OFM.

O arcebispado de dom José passou grandes transformações religiosas, sociais e econômicas, atravessou o milênio e o século XXI. A história episcopal do referido bispo marcou a história eclesiástica da Arquidiocese de Fortaleza e de toda Província Eclesiástica do Ceará. Vale salientar os seus feitos que serão perpetuados: criou 70 Paróquias e 5 Áreas Pastorais, ordenou 8 bispos, 34 diáconos permanentes e 228 padres, criou as Caminhadas com Maria e Penitencial, criou 9 Regiões Episcopais, apoiou diversas iniciativas pastorais, administrativas e sociais.

“A incapacidade me ajudou a crescer na confiança em Deus e na graça de cada dia. Hoje agradecemos não ao que Jose Antonio Tosi Marques realizou, mas ao que esta Igreja realiza para responder ao dom de Deus, a fecundidade e tantos frutos não pode ser atribuída ao mérito de ninguém em particular, mas a presença do Espírito de Deus que age numa comunidade de irmãos que se amam”, disse dom José na homilia.

“É com o coração cheio de alegria e gratidão que participo dessa missa em ação de graças pelo pastoreio de Dom José Antonio à frente da Arquidiocese de Fortaleza. Sua liderança exemplar e comprometimento com a comunidade têm sido fontes de inspiração para todos nós. A dedicação incansável em promover a fé, a solidariedade e a justiça social tornam esta jornada espiritual ainda mais significativa. Expresso minha profunda gratidão por sua orientação sábia e pelos valores que ele incorpora em sua missão pastoral. Que a sabedoria emanada por ele continue iluminando nossos corações e fortalecendo nossa comunidade”, afirma o agente da Pastoral da comunicação, Francivaldo Melo.

Acompanhe a celebração:

Galeria de imagens:

3 Responses

1. Muito obrigada Dom José.Pelas vezes que visitou nossa cidade de Baturité e nossas paróquias: Cristo Rei e Nossa Senhora da Palma.Pelas vezes que crismou tantos jovens.Para mim o senhor foi e sempre será um exemplo de humildade.Um exemplo de pastor e uma pessoa que soube conduzir muito bem a missão que lhe foi confiada.
    Sentirei falta.Mas estará sempre presente entre nós.Mesmo não sendo o administrador e Arcebispo.Rezarei pelo senhor sempre e peço suas orações e bençãos.Mas sabendo que estarás conosco na Arquidiocese.Muito obrigada Dom José pelas suas formações.

2. Somos gratos ao senhor que, nas suas visitas pastorais, teve a caridade de ir conhecer a Associação Anjos de Deus. Foi um marco na nossa história! Deus lhe acompanhe sempre!

3. Boa tarde, sou membro da paroquia de Nossa Senhora Da Ajuda da diocese de petropolis, agredido que é uma grande perda sinto isso aqui tambem na minha comunidade, grandes homens de Deus mais vcs tambem estara ganhando um abençoado e maravilhoso acerbisbo, Nosso Senhor Jesus abençõe todos nós na caminhada de fé e esperança. Salve Maria!