Oração da Liturgia das Horas torna a Sagrada Escritura fonte principal de toda oração cristã

Neste mês especial dedicado à Palavra de Deus, a Igreja no Brasil motiva os fiéis e comunidades a terem maior contato com a Bíblia. E uma das formas de aprofundar essa relação é por meio da oração Liturgia das Horas, também chamada de Ofício Divino.

A Liturgia das Horas é a oração oficial da Igreja, composta de salmos, hinos e leituras bíblicas e dividida em momentos específicos ao longo do dia (Laudes, Vésperas, Hora Média, Completas).

No dia 1º de outubro, às 8h30, será realizada uma live no Instagram da CNBB com a oração das Laudes, uma oportunidade de mergulhar na Palavra por meio dessa tradição da Igreja.

Oração pública da Igreja

Desde de 1970, quando Papa Paulo VI promulgou a reforma da Liturgia das Horas, através da Constituição Apostólica Laudis Canticum, ela se tornou uma oração pública da Igreja, povo de Deus, não apenas reservada ao clero ou a algumas ordens religiosas, mas podendo ser rezada também pelos fiéis leigos.

No documento, o Papa Paulo VI manifestou sua intenção de que a Sagrada Escritura torne-se “a fonte principal de toda oração cristã, sobretudo a oração dos salmos que acompanha e proclama a ação ação de Deus na história da salvação”. A Constituição Laudis Canticum marca ainda a reformulação da Liturgia das Horas feita pelo Concílio Vaticano II.

“A oração cristã é, antes de tudo, oração de toda a família humana, que está associada em Cristo. Cada um participa desta oração, mas é típica de todo o corpo; Por isso exprime a voz da amada Esposa de Cristo, os desejos e votos de todo o povo cristão, as súplicas e os pedidos pelas necessidades de todos os homens”, escreveu o Papa Paulo VI.

Voz de Cristo e da Igreja

No caderno de número 10 da coleção sobre o Concílio, preparada por ocasião do Jubileu 2025, o padre Edward McNamara, professor de Liturgia na Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, em Roma, explica que o Ofício Divino ocupa um lugar especial nas muitas iniciativas individuais e comunitárias de oração, justamente por ser “a voz de Cristo e da Igreja, unidos ao dirigir-se ao Pai por meio do Espírito Santo”. Além disso, a Liturgia das Horas tem a característica de santificar as horas do dia.

“Quando rezamos a Liturgia das Horas, não estamos usando um livro de orações devocionais, mas nos unimos à Igreja de Cristo que eleva orações de louvor, ação de graças e intercessão pelo mundo inteiro. De certa forma, tornamo-nos a Igreja em oração e cumprimos o seu destino e propósito”, explicou padre McNamara.

A Liturgia das Horas - Cadernos do Concílio vol. 10

O caderno de estudo, oferecido pela Edições CNBB, também apresenta o desenvolvimento do Ofício Divino desde os primórdios do cristianismo, seguindo o mandato de Cristo de orar incansavelmente.

O desenvolvimento dessa forma de oração com a Sagrada Escritura teve, no século IX, a definição de formato, por volta do ano 225, e recomendação de que os cristãos participassem do encontro da manhã. Cerca de cem anos depois, o desenvolvimento do “Ofício da Catedral”, com salmos selecionados por Santo Ambrósio de Milão, e o desenvolvimento do Ofício Monástico. Em 1215, a recitação diária do Ofício Divino tornou-se obrigatória a todos do clero. Antes com o formato de recitação de todos os 150 salmos em uma semana, o ofício foi gradualmente substituído pelo Breviário, que ganhou nova edição em 1568, por São Pio V. Confira os detalhes na publicação oferecida pela Edições CNBB.

Como rezar?

A Liturgia das Horas pode ser rezada ao longo de todo dia. É possível começar com as Laudes (manhã) e as Vésperas (tarde). Em cada oração, consagramos, pelo louvor a Deus, cada momento do nosso dia:

OFÍCIO DAS LEITURAS

Em sua origem, o Ofício das Leituras é uma oração noturna, rezada ao longo da madrugada. Após a reforma litúrgica, ele pode ser feito em qualquer momento do dia ou da noite.

LAUDES

As laudes são o louvor da manhã. Com elas, consagramos o início do dia a Deus.

HORA MÉDIA

É uma oração recitada ao longo do dia, dividida em três horários: Terça (9h), Sexta (12h), e Nona (15h). Essas horas têm significados específicos, como a descida do Espírito Santo em Pentecostes (9h), a crucificação do Senhor ao meio-dia, e sua morte na cruz (15h).

VÉSPERAS

Rezamos as Vésperas ao final do dia, ao pôr do sol. Nela refletindo sobre a fragilidade da vida humana e a esperança da renovação em Deus.

COMPLETAS

Rezando as Completas antes de dormir, pedimos a proteção divida durante a noite.

Cada hora do Ofício Divino começa com o hino, depois rezamos com os salmos, fazemos a leitura breve e, por fim, a oração. Para esse percurso, é possível usar um livro com os textos litúrgicos ou baixar o aplicativo da CNBB, onde você também encontra a Liturgia das Horas para rezar todos os dias gratuitamente. Baixe aqui para Android e aqui para iOS.

Fonte: CNBB.