Na noite de segunda-feira, 4 de novembro, a Paróquia Santo Antônio, em Caridade, vivenciou um momento importante em sua história pastoral, com a celebração eucarística presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza, que marcou a apresentação oficial do novo administrador paroquial, Padre Felipe Calisto Martins, que administrará 18 comunidades.
“Meu povo de Caridade, espere de mim duas coisas: alegria e esperança. E aqui repito as palavras do nosso arcebispo, que fala com tanto entusiasmo: o melhor está por vir!” Padre Felipe pediu o apoio da comunidade para que, juntos, possam fortalecer ainda mais a vida paroquial. Ele destacou a importância da colaboração de todos nas pastorais, serviços e movimentos da paróquia.
“Conto com as orações, ajuda e participação de todos, para que nossa paróquia cresça e sinta cada vez mais a presença do Senhor, tornando-se luz para todas as pessoas”, completou o presbítero, com o coração cheio de esperança e fé no caminho a ser trilhado com o povo de Caridade.
A missa foi um momento de oração intensa e acolhimento, reunindo os fiéis em um espírito de união e confiança. A presença de Padre Felipe foi recebida com alegria e esperança, especialmente em um contexto onde a fé se faz presente de maneira tão forte nas pequenas comunidades do interior.
A chegada de um novo administrador paroquial sempre é um marco significativo para a paróquia, pois envolve uma renovação nas forças missionárias e no cuidado pastoral. Os paroquianos se uniram em oração, pedindo a Deus forças e sabedoria para que Padre Felipe conduza a paróquia com dedicação e zelo, dando continuidade ao trabalho de evangelização e promoção dos valores cristãos no sertão cearense.
Histórico do padre Felipe Calisto
A história vocacional de Padre Felipe Calisto Martins começa na sua infância, quando, ainda criança, sua mãe o levava à missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Nova Metrópole, Caucaia. Nessa época, ele se encantava com o modo como os frades franciscanos menores, responsáveis pela Área Pastoral na região, celebravam e viviam a fé. Essa admiração foi o primeiro passo para o despertar da sua vocação sacerdotal.
Com o passar dos anos, ele começou a participar ativamente de pastorais, incentivado e acompanhado pelo padre José Teixeira, o “Pe. Zé”, que foi um grande exemplo de fé e serviço. Felipe se envolveu, inicialmente, como coroinha, e também ajudou em outras pastorais da paróquia.
Em 2009, durante uma celebração do Pe. Ailton em sua paróquia de origem, Felipe teve um encontro decisivo. O padre trouxe dois seminaristas que deram o testemunho vocacional ao final da missa. Um desses seminaristas era o hoje Pe. Vicente Oliveira, reitor do propedêutico. O testemunho desses jovens seminaristas tocou profundamente o coração de Felipe, que decidiu, então, iniciar os encontros vocacionais, dando início a sua caminhada para o sacerdócio.
Em 2014, após concluir o curso de Filosofia no seminário, Felipe pediu um tempo de discernimento fora da vida do seminário. No entanto, em 2017, sentiu novamente o chamado e retornou ao seminário para cursar Teologia. Durante esse período, sua vocação foi amadurecendo, e no final de 2021, ele foi ordenado diácono, dando mais um passo firme em direção à ordenação sacerdotal.
Galeria de imagens:
Fotos: Paróquia Santo Antônio – Caridade.