Padre Fernando Carvalho toma posse como reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider

Foto: Pascom do Henrique Jorge

Padre Fernando Antônio Carvalho Costa foi empossado por Dom Gregório Paixão, OSB, como reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider em celebração eucarística na noite do dia 15 de maio na Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Henrique Jorge. O líder religioso foi provisionado pelo atual arcebispo de Fortaleza para a missão no dia 10 de abril deste ano.

O presbítero falou da felicidade de assumir o encargo de ajudar os jovens no discernimento vocacional “me coloco a disposição da Arquidiocese, da Igreja para essa missão. Desde já muito esperançoso que nas famílias ecoe o chamado de Nosso Senhor para santos sacerdotes que anime a condução do povo de Deus. Esse momento chegou como uma grande graça de Deus, em que o Senhor me chama mais uma vez para renovar de maneira especial junto ao coração dos jovens o meu primeiro chamado de amor que Ele me fez. É com alegria que dei o meu sim”, conclui.

A posse de Padre Fernando é um momento de renovação e continuidade na missão formativa do seminário. Sob sua liderança, espera-se que o seminário continue a cultivar vocações e a fornecer uma educação sólida e integral aos seminaristas. A experiência e dedicação do novo reitor certamente contribuirão para o fortalecimento dos valores e da espiritualidade que a instituição preza na formação dos futuros padres.

Conheça o novo reitor:

Padre Fernando nasceu em Fortaleza no dia 5 de fevereiro de 1970, filho de Joaquim de Queiroz Costa e Maria de Lourdes Carvalho Costa. Foi ordenado presbítero no dia 18 de agosto de 2006 por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Ao longo dos 17 anos de ministério presbiteral, exerceu várias funções ao serviço do evangelho:

• Vice-reitor do Propedêutico;
  • Vigário e pároco de Nossa Senhora de Salette, Bela Vista;
  • Orientador Pastoral e espiritual do Seminário Arquidiocesano São José – Filosofia;
  • Vigário episcopal da Região Bom Jesus dos Aflitos;
  • Assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação;
  • Pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, Jereissati II;
  • Apresentador do programa Papo de Família da FM Dom Bosco.

Com uma trajetória marcada por diversas responsabilidades pastorais e administrativas, Padre Fernando traz uma vasta experiência que será essencial para a condução do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider. Agradecemos ao padre Vicente Gomes de Oliveira que antecedeu o atual reitor pelo trabalho prestado ao longo dos 9 anos, como reitor do Propedêutico.

Galeria de imagens:

Fotos: Sílvio Martins e Pascom da Paróquia do Henrique Jorge.