Padre João Wilkes, CCSh é nomeado por Dom Gregório Delegado Episcopal para as Novas Comunidades

Em provisão assinada nesta terça-feira, dia 22, Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza, nomeou o Padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, CCSh, como Delegado Episcopal para as Novas Comunidades na Arquidiocese. O sacerdote, reconhecido por sua trajetória de serviço à Igreja, assumirá o cargo com a missão de acompanhar pastoralmente esses grupos, em conformidade com as diretrizes da Arquidiocese e do Direito Canônico.  

Padre João Wilkes com o Papa Francisco.

Uma vida dedicada à missão

Natural de Fortaleza, Padre João Wilkes ingressou na Comunidade Católica Shalom aos 16 anos e foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 2001, aos 27 anos. Sua formação inclui especialização em Teologia Espiritual pela Pontifícia Faculdade Theresianum de Roma e doutorado no mesmo campo, concluído em 2020.  

Com ampla experiência internacional, o sacerdote viveu na Itália em dois períodos: como seminarista (1997-2000) e, posteriormente, como padre (2003-2024). Durante 12 anos, trabalhou no Vaticano

 Entre 2011 e 2013, colaborou na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, a primeira com o Papa Francisco. Nos anos seguintes, atuou como responsável pelo Setor Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, tornando-se, nos últimos dois anos, chefe de gabinete do mesmo dicastério.  

Padre João Wilkes foi ordenado em 2001.

Além disso, por 10 anos, foi Assistente Internacional da Comunidade Shalom, Associação Privada Internacional de Fiéis reconhecida pela Santa Sé desde 2007. Sua atuação sempre se pautou pela discrição, zelo apostólico e pela caridade pastoral, características que agora o acompanharão em sua nova missão na Arquidiocese de Fortaleza.  

Como Delegado Episcopal, Padre João Wilkes terá a responsabilidade de fortalecer o diálogo e a integração das Novas Comunidades na vida eclesial, promovendo sua formação e participação ativa na missão da Igreja. A nomeação reforça o compromisso da Arquidiocese em acolher e orientar esses grupos, sempre em sintonia com o magistério da Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais