Padre Watson Façanha participa de Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral

Foto: Luiz Lopes

Iniciou na tarde do dia 8 de julho e se estenderá até a próxima sexta-feira 12, o Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, promovido pelo secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Casa dom Luciano, em Brasília (DF).

Participam também coordenadores de algumas pastorais, tais como: Pastoral Familiar, Pastoral Juvenil, Pastoral do Dízimo, e outras. Estão no encontro 203 coordenadores de pastoral das (arqui) dioceses brasileiras e das representações ditas anteriormente.

Participantes do evento – Foto: Padre Watson Façanha

O encontro tem como temática central “A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária” e o lema “O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir” (cf. Lc 10,1) e pretende realizar a articulação da dimensão pastoral e evangelizadora no país.

Da Arquidiocese de Fortaleza participa padre Watson Holanda Façanha, que destaca a grande importância de toda a reflexão que o encontro se propõe, incluindo palestras instigantes que abriram o horizonte de reflexão pastoral.

Padre Watson Façanha
Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza

No primeiro dia, houve três momentos importantes. A fala do padre Danilo Pinto (assessor das Comissões de Bens Culturais e Educação e Cultura – Setor Universidades – da CNBB) discutiu o desafio da inteligência artificial para a pastoral, explicando o funcionamento dos algoritmos que impactam nossas vidas e ações pastorais.

Dom Ricardo Hoepers (secretário geral da CNBB) apresentou a estrutura da CNBB, detalhando sua organização, papel, e informações sobre dioceses, bispos, padres e comissões episcopais e padre Jean Poul (secretário-executivo do Setor Campanhas da CNBB) destacou a ação pastoral como expressão da Eclesiologia, resgatando o planejamento pastoral da Igreja Universal e do Brasil desde o Vaticano II e destacando a importância do coordenador diocesano de pastoral na evangelização.

Conheça os temas e conferencistas

Conferência inaugural: Apresentação da Igreja no Brasil
Com Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar em Brasília-DF, secretário-geral da CNBB e doutor em Teologia

O caminho das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil