Padres da Arquidiocese de Fortaleza defendem pesquisas de mestrado e doutorado em Roma

À esquerda padre Alexandre Andrade e à direita padre Rafhael Maciel

No dia 19 de junho, padres da Arquidiocese de Fortaleza alcançaram importantes marcos acadêmicos em Roma, defendendo pesquisas em doutorado e mestrado em instituições de prestígio. Essas defesas são um testemunho do compromisso contínuo da Arquidiocese com a formação teológica e pastoral de seus clérigos.

Defesas de Pesquisa

Padre Francisco Alexandre Alves de Andrade

O reverendo presbítero tornou-se Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma, com a dissertação intitulada “O Paráclito, Espírito de Amor em São Tomás de Aquino. Um estudo do Comentário ao Evangelho de João nos capítulos 14, 15 e 16”.

A dissertação de Pe. Francisco Alexandre abordou a doutrina do Espírito Santo, especificamente sob o título de Paráclito, como apresentado por São Tomás de Aquino em seu Comentário ao Evangelho de João. Focando nos capítulos 14, 15 e 16, a pesquisa explorou a interpretação de São Tomás sobre o Espírito Santo como Consolador, Espírito de Verdade e Espírito de Amor. Esta análise fornece uma compreensão mais profunda da teologia tomista e suas implicações práticas para a espiritualidade e a vida comunitária na Igreja.

Padre Rafhael Silva Maciel

Padre Rafhael alcançou o grau acadêmico de doutorado em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, Roma, com a temática “Análise teológico-litúrgica dos textos dos ritos de Instituição de Ministérios no rito romano”.

Padre Rafhael ao centro com a banca examinadora

A pesquisa de Pe. Rafhael Maciel focou na análise teológico-litúrgica dos textos utilizados nos ritos de instituição de ministérios leigos no rito romano. O estudo buscou tirar conclusões sobre a vida e a missão dos ministérios leigos na Igreja, sublinhando a importância e o papel destes na liturgia e na vida eclesial.

Compromisso com a formação do clero

As defesas de pesquisa de Pe. Rafhael Silva Maciel e Pe. Francisco Alexandre Alves de Andrade são um marco significativo para a Arquidiocese de Fortaleza. Elas refletem não apenas a dedicação dos padres à sua formação contínua, mas também o compromisso da arquidiocese em promover uma educação teológica e pastoral de alta qualidade, visando sempre o bem-estar espiritual e a missão da Igreja.

17 Responses

1. Parabéns ao queridos Pe. Rafhael Silva Maciel e Pe. Francisco Alexandre Alves de Andrade, pelas pesquisas de suas pós-graduações! E à Arquidiocese de Fortaleza pelo compromisso em promover uma educação teológica e pastoral de alta qualidade, visando sempre o bem-estar espiritual e a missão da Igreja.

2. Temos santos e sábios sacerdotes. Grande exemplo é o Instituto Religioso Nova no bairro de Cristo Redentor, cujo carisma é o estudo das Sagradas Escrituras.

3. Muito bom e importante saber q nossa Arquidiocese investe na Formação de nossos sacerdotes…Parabéns aos queridos Padres. Deus abençoe cada vez mais!!!

4. Ao Mestre PE. Alexandre, meus parabéns e muitas felicidades pelo título Deus o abençoe.
    Ao Dr. Padre RAFHAEL meus votos de estima e parabéns pelo magnífico título Deus te abençoe.

5. Como é de grande importância o investimento em aprofundar os conhecimentos científico baseado na fé cristã. Assim parabenizo os padres: Rafhael Maciel e Francisco Alexandro, por se doarem aos serviços pastorais.

6. Pesquisar é uma arte altamente significativa para as pessoas se aprofundarem mais e mais na área do conhecimento e pesquisar fazendo aquilo que já fazem no dia a dia e que gostam como é o caso dos sacerdotes envidos por Nossa Senhor Jesus Cristo, é mais gratificante ainda.

7. É com grande alegria que parabenizo esses dois missionários pelos seus feitos na missão de evangelização por abrilhantar com seus profundos compromissos em manter viva a chama do Amor de Deus, as comunidades eclesiais, tornando assim vivificante o esplendor do espírito missionário da igreja.

8. Eu e meu esposo tivemos o privilégio e a honra de conhecer ambos os Padres Rafhael Maciel e Alexandre Andrade de perto. Foram nossos conselheiros espirituais nas Equipes de Nossa Senhora. O zelo e amor a Deus e compromisso com a Igreja Católica na dedicação exemplar a comunidade eclesial e aos leigos é uma característica forte em ambos. Vocês estão sempre em nossas orações. Deus abençoe sempre as suas missões, que o Divino Espírito Santo seja seu condutor e Jesus eucarístico a sua força diária. Nossa Senhora das Graças, Rogai por nós!

9. Estava em tempo de resgatar a importância dos leigos na Igreja. Há muito tempo que o presbitério deixou ser exclusividade dos padres. Parabéns Padre Rafael.

10. Parabéns aos Padres Francisco Alexandre e Rafhael Maciel pelos títulos conquistados. Parabéns à Igreja de Fortaleza pelo cuidado e investimento na formação dos seus clérigos. São José e Nossa Senhora da Assunção intercedam e abençoem, cada vez mais, a nossa querida Arquidiocese. Paz e Bem!

11. Excelente iniciativa, o aprendizado deve ser um ato contínuo, em todas as áreas, em especial nesse momento de tantos ataques a nossa fé. A Igreja fortalecida, transmite maior segurança aos fiéis.