Papa confirma viagem a Bélgica e Luxemburgo em setembro

A viagem apostólica será realizada entre 26 e 29 de setembro deste ano  (Vatican Media)

Agora é oficial: o Papa Francisco vai viajar para os dois países de 26 a 29 de setembro, aceitando o convite feito pelos “respectivos Chefes de Estado e pelas autoridades eclesiásticas”, como declarou nesta segunda-feira (20/05) o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Ouça a reportagem e compartilhe

Andressa Collet – Vatican News

Uma viagem já esperada pela Igreja na Bélgica, que começará por Luxemburgo, foi confirmada nesta segunda-feira (20/05) pela Sala de Imprensa da Santa Sé: o Papa aceitou o convite feito pelos “respectivos Chefes de Estado e pelas autoridades eclesiásticas” e vai visitar os dois países de 26 a 29 de setembro deste ano. Ainda segundo declaração do diretor Matteo Bruni, o programa da viagem apostólica deve ser publicado em breve, mas a agenda já prevê a passagem do Pontífice primeiro por Luxemburgo, no dia 26, e depois pelas cidades de Bruxelas, Lovaina e Louvain-la-Neus, na Bélgica, de 26 a 29 de setembro.

Os convites que partiram da Bélgica

Em 14 de setembro de 2023, o Papa havia recebido em audiência, no Vaticano, a Família Real da Bélgica. O Rei Philippe e a Rainha Mathilde haviam feito o convite oficial  para Francisco visitar o país. Em dezembro do mesmo ano, em entrevista a uma emissora de TV do México, Francisco estava próximo de completar 87 anos e, enquanto esclarecia que, embora havia pensamentos sobre a morte devido também à idade avançada, a ideia de renunciar não estaria nos seus planos. Pelo contrário, Jorge Mario Bergoglio já revelava ali o desejo de viajar à Bélgica em 2024, além de viagens “pendentes” à Polinésia e à sua terra natal, a Argentina.

Naquela oportunidade, os reitores da Universidade de Lovanio, das seções holandesa e francesa, já haviam divulgado que também da parte deles foi enviado um convite ao Papa para participar dos 600 anos da instituição. Os bispos da Conferência Episcopal Belga, em comunicado, demonstraram alegria pela intenção do Papa visitar o país, também convidando oficialmente Francisco para uma visita pastoral à Igreja na Bélgica. O arcebispo Franco Coppola, núncio apostólico na Bélgica e em Luxemburgo, também havia compartilhando satisfação com o anúncio da visita do Papa.

A viagem do Papa à Ásia e Oceania

Setembro, assim, será um mês marcado por uma intensa missão internacional para o Papa Francisco: a viagem à Ásia e à Oceania no início do mês será a mais longa do pontificado já que vai atravessar quatro países de dois continentes por 12 dias. O Pontífice vai cumprir agenda em Jacarta, capital da Indonésia, de 3 a 6 de setembro; em Port Moresby e Vanimo, em Papua-Nova Guiné, de 6 a 9 de setembro; em Díli, capital do Timor-Leste, de 9 a 11 de setembro; e em Singapura, de 11 a 13 de setembro.

Uma programação Papa Francisco acaba de voltar de Verona para a segunda das três visitas pastorais programadas para a Itália. Em abril o Pontífice esteve em Veneza, no último sábado (28/05) em Verona, e está prevista para 17 de julho uma viagem até Trieste para participar da 50ª Semana Social dos Católicos.