O Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo (SP), nesta quarta-feira, 21 de fevereiro. Foi anunciado o nome do padre Edilson de Souza Silva, do clero de São Miguel Paulista (SP), para ser o novo auxiliar na capital paulista. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo.
Saudação da CNBB ao Padre Edilson de Souza Silva
Estimado Padre Edilson de Souza Silva,
Com alegria, unimo-nos ao eminentíssimo irmão Cardeal Odilo Pedro Scherer para o acolher como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e membro desta Conferência Episcopal. Neste novo marco de sua trajetória eclesial, possa seu serviço à Igreja continuar a frutificar em inúmeros benefícios à Evangelização.
E nesta data, na qual a Igreja faz a memória de São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja, possa o inspirar em seu ministério os ensinamentos deste santo, incansável e eficiente peregrino para a unidade da Igreja e a paz, e de exemplar austeridade religiosa.
Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, seja guia e intercessora nesta nova etapa de sua vida.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Informações biográficas
Atualmente com 55 anos de idade, padre Edilson de Souza Silva é filho de Sisinio de Souza Silva e Ijaci de Souza Costa. Nasceu em 11 de setembro de 1968, no município de Caculé (BA). Quando ainda era criança, a família migrou para o estado de São Paulo.
Estudos
Em 1988, ingressou no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Esperança da arquidiocese de São Paulo. Cursou a faculdade de Filosofia na Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), de 1988 a 1990. Entre 1991 e 1994, cursou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.
Em 2003, padre Edilson foi para a Itália cursar o mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, morando no Colégio Pio Brasileiro, no período de 2003 a 2004. Ele concluiu a licença em Teologia Dogmática.
Atuação pastoral
Foi ordenado diácono em 18 de dezembro de 1993, pelo então bispo diocesano de São Miguel Paulista, dom Fernando Legal. A ordenação presbiteral foi no dia 10 de dezembro de 1994, também por dom Fernando Legal, na Basílica de Nossa Senhora da Penha.
Em seu ministério presbiteral, foi vigário paroquial e paróco de paróquias e da basílica de Nossa Senhora da Penha. Também exerceu, em diferentes períodos, as funções de vice-reitor para a Filosofia no Seminário Diocesano de Nossa Senhora da Penha, de diretor espiritual e diretor de estudos; foi membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, vigário episcopal da Região Episcopal São Miguel e, atualmente, vigário geral da diocese e coordenador da Comissão de Tutela de Menores e vulneráveis.
Fonte: CNBB