Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Juazeiro (BA)

O Papa Francisco nomeou como bispo da diocese de Juazeiro (BA) nesta quinta-feira, 11 de julho, dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos. Até então, o prelado era titular de “Castabala” e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza (CE). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação.

Saudação a Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos

Renovamos hoje nossa saudação ao senhor, desta vez pela nova missão que assumirá a partir desta nomeação como Bispo da diocese de Juazeiro, na Bahia. Que a exemplo de São Bento, de quem a Igreja celebra a memória neste dia, tenha um frutuoso ministério nesta bela diocese.Sob a intercessão de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da diocese de Juazeiro, rogamos que seja sempre renovado o seu sim à Igreja e ao anúncio do Evangelho nestas terras banhadas pelo Rio São Francisco.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva

Arcebispo de Goiânia (GO)

Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Arcebispo de Olinda e Recife (PE)

Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers

Bispo Auxiliar de Brasília (DF)

Secretário-geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos nasceu em 5 de janeiro de 1973, em Aracajú, Sergipe. Completou seus estudos em Filosofia no Seminário Maior de Aracaju (1997). Foi então enviado à Roma, onde obteve a Licenciatura (2001) e Licença (2003) em Teologia no Ateneu Regina Apostolorum dos Legionários de Cristo.

Ele foi ordenado sacerdote dia 24 de agosto de 2001 e foi incardinado na Arquidiocese de Aracaju, no qual ocupou os seguintes cargos: pároco em Aracaju nas paróquia de “São Francisco de Assis” (2003-2006) e “Nossa Senhora de Fátima “(2010-2013), administrador Paroquial de” Nossa Senhora da Soledade ” em Aracaju (2004), professor no Seminário Maior (2004), reitor do Seminário Menor (2006-2010), representante clero local (2010-2014) e, finalmente, chanceler (2014-2016).

Além disso, foi vigário paroquial na paróquia de São José esposo de Maria na diocese de Albano, Itália (2001-2003). E vigário geral e pároco da “Nossa Senhora de Lourdes” em Aracaju.Em 11 de julho de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Fortaleza e titular de Castabala. Seu lema episcopal é “Fazei tudo para a glória de Deus” (2Cor 10,31).

Fonte: CNBB.