Nove anos após o V centenário do evento de Guadalupe, os católicos de todo o continente americano são chamados a redescobrir o profundo significado da presença de Jesus Cristo através de Maria em nossas terras.
Vatican News
A Pontifícia Comissão para a América Latina, em um comunicado à imprensa, compartilha sua alegria com o anúncio da celebração Eucarística a ser presidida pelo Santo Padre por ocasião da festa da Santíssima Virgem de Guadalupe, Imperatriz da América e Padroeira das Filipinas, na segunda-feira, 12 de dezembro, às 18h, na Basílica de São Pedro.
Nove anos após o V centenário do evento de Guadalupe, os católicos de todo o continente americano são chamados a redescobrir o profundo significado da presença de Jesus Cristo através de Maria em nossas terras. Ela nos deixou um extraordinário exemplo de evangelização inculturada, que nos chama a valorizar as invocações marianas que nos desafiam em cada uma de nossas diferentes nações.
Igualmente, Nossa Senhora de Guadalupe, em seu diálogo com São Juan Diego, nos convida a apreciar com nova força a beleza e a dignidade da presença profética da mulher, o necessário protagonismo laico, a opção pelos pobres, a sinodalidade como dimensão dinâmica da comunhão e a orientação radical de toda vida para Jesus Cristo, com o objetivo de fazer de nossas famílias, nossos países e de todo o continente, uma “casinha sagrada” na qual a fé no “verdadeiro Deus para Quem vivemos” possa ser proclamada com plena liberdade.
A Santa Missa será precedida pela recitação do Terço, a partir das 17h30, hora de Roma. A celebração será acompanhada por cantos em que o Coro da Capela Sistina se alternará com o Coro dos Colégios Pio Latino-Americanos e Mexicano.
Estão especialmente convidados a participar todos os residentes dos países do continente americano que vivem na Itália, assim como aqueles que são turistas ou peregrinos naquele dia.
Rádio Vaticano – Vatican News transmitirá a Santa Missa com comentários em português a partir das 13h55, hora de Brasília.
Fonte: Vatican News