O Papa Francisco homenageou São Francisco de Sales com a carta apostólica “Totum amoris est” (Tudo pertence ao amor). A ocasião é o 400º aniversário da morte do santo, falecido em Lyon em 28 de dezembro de 1622. O Vaticano publicou o carta quarta-feira em vários idiomas, inclusive alemão, o Papa Francisco a anunciou anteriormente em sua audiência geral, durante a qual já dedicou várias reflexões ao santo.
Stefanie Stahlhofen – Cidade do Vaticano
Em sua exortação apostólica “Totum amoris est” (“Tudo pertence ao amor”), o Papa Francisco se refere especificamente a Francisco de Sales ” Tratado sobre o amor de Deus” .e cita: “Assim que o homem pensa com um pouco de atenção em Deus, seu coração sente uma certa excitação estimulante, o que prova que Deus é o Deus do coração humano”. Esta frase é para o Papa Francisco a “síntese do pensamento”. de Francisco de Sales. O Papa Francisco explica: “No coração e através do coração acontece aquele processo sutil e intenso pelo qual o homem reconhece Deus e a si mesmo, sua própria origem e profundidade, sua realização no chamado ao amor. Ele descobre que a fé não é um movimento cego, mas antes de tudo uma atitude do coração”.
Apreciação teológica e pastoral
O Papa Francisco enfatizou em sua Exortação Apostólica no 400º aniversário de St. Francisco de Sales também sua importância como teólogo: “Embora ele nunca tenha afirmado ter desenvolvido um sistema teológico genuíno, suas reflexões sobre a vida espiritual foram inegavelmente de valor teológico excepcional. Com ele, sobressaem as características essenciais do fazer teológico, no qual nunca se devem esquecer duas dimensões. A primeira é a vida espiritual, porque só na oração humilde e constante, na abertura ao Espírito Santo, se pode compreender e expressar a Palavra de Deus. Torna-se teólogo no cadinho da oração! A segunda dimensão é a vida da igreja:na Igreja e com a Igreja», disse o Papa. O pensamento de Francisco de Sales «emergiu precisamente destes dois traços constitutivos, à margem das controvérsias das escolas teológicas da época, mas com grande respeito por elas».
“Embora ele nunca tenha afirmado ter desenvolvido um sistema teológico genuíno, suas reflexões sobre a vida espiritual foram inegavelmente de notável mérito teológico.”
O líder da Igreja Católica também elogiou Francisco de Sales como “mediador e homem de diálogo” e como “inventor de novos e ousados métodos pastorais, como os famosos ‘panfletos’ que foram pendurados em todos os lugares e até empurrados por baixo das portas”. Além de seu trabalho pastoral, Francisco reconhece expressamente as “grandes obras” de Francisco de Sales. Aqui o Papa Francisco menciona as ” instruções para a vida espiritual”. Além do já citado “Tratado do Amor de Deus” , o Papa Francisco recorda também “ milhares de cartas de amizade espiritual”. Claro, o papa não esquece de homenagear Francisco de Sales como o fundador da ordem.
O que Francisco de Sales tem a dizer hoje
Por último, mas não menos importante, o Papa Francisco descreve Francisco de Sales como um “intérprete da mudança de época e guia espiritual em um tempo que tem sede de Deus de uma maneira nova”. Reforma, e assim surgiu os conflitos entre católicos e protestantes.Ele experimentou Paris como a “capital do reino da França devastado por guerras religiosas”. Ele também é considerado um dos grandes bispos reformadores que, após o Concílio de Trento, deu impulsos decisivos para a renovação da igreja.
“Intérprete da mudança de época e líder espiritual em um tempo que tem sede de Deus de uma maneira nova”
Francisco de Sales viveu em um mundo em mudança – O Papa Francisco cita uma carta do santo: “O mundo é tão sensível que no futuro só se pode ousar tocá-lo com luvas perfumadas e enfaixar suas feridas apenas com emplastros de algália. Mas o que é importante: por que as pessoas devem ser curadas e por que devem ser salvas? Nossa Rainha, o Amor, faz tudo por seus filhos”. isto”.
Para o Papa Francisco, Francisco de Sales deixou um legado com sua obra e ministério que ainda hoje é atual: “Nos quatrocentos anos de sua morte, pensei no legado de Francisco de Sales para o nosso tempo e, ao fazê-lo, em seu flexibilidade e sua capacidade de desenvolver visões pareciam esclarecedoras. Em parte como um dom de Deus, em parte como resultado de sua natureza pessoal, e também como resultado de sua constante consciência do que estava vivendo, ele viu claramente a mudança dos tempos. Ele mesmo nunca pensou que veria tal oportunidade para pregar o evangelho. A palavra de Deus, que ele amava desde a juventude, soube encontrar o seu caminho e abrir horizontes novos e inimagináveis num mundo
Longe de uma igreja egocêntrica
O Papa também enfatiza: “No entanto, esta graça nunca torna o homem passivo. Leva a compreender que o amor de Deus precede radicalmente tudo e que o seu primeiro dom é acolher-se por amor. Porém, todo ser humano tem a obrigação de contribuir para sua própria realização, abrindo confiantemente suas asas à brisa de Deus”.
“Asas abertas na fé para a brisa de Deus”
Como outro pensamento importante de Francisco de Sales, que ainda é muito importante hoje, o Papa Francisco também nomeia “verdadeira piedade” e cita Francisco de Sales: “Só existe uma verdadeira piedade, mas há toda uma gama de variedades falsas e errôneas . Se você não conhece o verdadeiro, é fácil se perder e ir atrás de um inútil e supersticioso.” Segundo Francisco de Sales, a verdadeira piedade nada mais é do que o verdadeiro amor a Deus. Papa Francisco: “Não há nada de abstrato na piedade assim entendida. Pelo contrário, é um estilo de vida, uma maneira de viver a vida cotidiana concreta. Ela capta e interpreta as pequenas coisas da vida cotidiana, alimentação e vestuário, trabalho e lazer, amor e paternidade, prestando atenção aos deveres profissionais; resumidamente,
Neste contexto, o dirigente da Igreja recorda ainda que todo o ser humano é chamado a uma vida de santidade. Como outro ensinamento importante de Francisco de Sales, também para hoje, o Papa Francisco também menciona deixar despertar e manifestar a alegria da fé – mesmo em tempos e situações difíceis. Referindo-se a Francisco de Sales, o Papa Francisco também nos lembra a importância da caridade: “Quem pensa que está se aproximando de Deus, mas não pratica a caridade, está enganando a si mesmo e aos outros”.
Fonte: Vatican News
Documento na íntegra: