Papa nomeia novo bispo para a prelazia de Itacoatiara (AM)

O Papa Francisco nomeou na quinta-feira, 22 de agosto, dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, SDB, como bispo para a prelazia de Itacoatiara (AM), transferindo-o da sede episcopal de “Feradi Minore” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Manaus (AM), onde estava exercendo o serviço de vigário episcopal da região Nossa Senhora dos Navegantes. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo de Itacoatiara.

Saudação da CNBB ao novo bispo da prelazia de Itacoatiara (AM)

Estimado dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu com grande alegria e fervor a notícia de sua nomeação como bispo para a prelazia de Itacoatiara, no Amazonas. Rogamos a Deus que sua presença na prelazia seja um sinal dos sonhos do Papa Francisco para o bioma expressos na exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”.

Estimamos que seu pastoreio seja marcado pelo anúncio do Evangelho, proximidade aos mais necessitados, promoção da paz e da justiça e pela contínua busca pela santidade.

Que Nossa Senhora do Rosário, mãe e padroeira da prelazia de Itacoatiara (AM), interceda pelo irmão e que Deus o ilumine nesta sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-geral da CNBB

Currículo e trajetória eclesial

Dom Edmilson nasceu em 3 de dezembro de 1967, em Corumbá (MS). Foi ordenado presbítero em 7 de dezembro de 1996, em Campo Grande (MS), e bispo em 12 de dezembro de 2016, também em Campo Grande. Sua nomeação se deu em 12 de outubro de 2016. Seu lema episcopal é: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Ef. 1,10). Na arquidiocese de Manaus, até então, o bispo estava exercendo o serviço de vigário episcopal da região Nossa Senhora dos Navegantes.

Fonte: Vatican News.