A Paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro – Tabuba, Caucaia, na Região Episcopal N. Sra. dos Prazeres, realizou mais outro momento de toda a Comunidade Paroquial (06/03), procurando pensar novos roteiros pastorais em tempos de pandemia. A Assembleia de Pastoral aconteceu na modalidade virtual por causa do decreto governamental e da circular do Sr. Arcebispo que trata das medidas de restrição para conter o avanço da COVID 19. O tema central da assembleia: Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc. 109 da CNBB). Já no início do momento paroquial, o pároco destacou para todos que temos novo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Watson Façanha. O presbítero pediu oração fraterna por ele no desempenho dessa missão e reconheceu o gesto acertado do Arcebispo na direção dessa escolha.
Pe. Maurício Lopes, pároco, junto com todas as lideranças eclesiais, reafirmou que toda a Comunidade Paroquial tem como objetivo da ação evangelizadora para esse ano o mesmo objetivo colocado nas diretrizes da CNBB 2019 – 2023, a saber:
EVANGELIZAR
no Brasil cada vez mais urbano,
pelo anúncio da Palavra de Deus,
formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo,
em comunidades eclesiais missionárias,
à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres,
cuidando da Casa Comum e
testemunhando o Reino de Deus
rumo à plenitude.
A assembleia destacou com alegria e sensibilidade pastoral que a formação dos leigos(as) seja a partir dos Pilares da Comunidade Eclesial [de Base] Missionária: Pilar da Palavra, Pilar do Pão, Pilar da Caridade e Pilar e da Ação Missionária.
Com unidade na ação, coragem profética e zelo a Paróquia não poderá se descuidar da caridade com vistas a criar a sensibilidade e despertar o interesse no desenvolvimento com criatividade de ações que promovam a vida em primeiro lugar; abrir a mente e o coração para os problemas da humanidade sofredora nestes tempos de pandemia e depois da pandemia. Nesse sentido, Presbíteros e Equipe de Pastoral colocaram que: diante da realidade social e necessidades de nosso povo, ser Igreja samaritana e solidária com os pobres e excluídos (cf. Lc 10, 25-37); fazer ações inspiradas no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja: distribuição de cestas básicas e material de higiene aos necessitados, organizar semana social paroquial, celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã, participação no Grito dos Excluídos, celebração do Dia Mundial do Pobre, pensar ações concretas a partir da CF ecumênica 2021.
Pe. Maurício Lopes e vigários (Pe. Ermanno Allegri, Pe. Carlos Antonio, Pe. Cícero de Souza e Pe. Fabiano Costa – estes dois últimos missionários redentoristas) têm insistido assim como faz o Papa Francisco para que a paróquia seja paróquia missionária, sinal de uma Igreja em saída, ousada, corajosa, que vai para as encruzilhadas da vida, nas periferias sociais e existenciais mostrar o amor de Deus.
A paróquia da Tabuba está fortemente empenhada que haja organizada formação dos leigos, com temas como: Concílio Vaticano II, a Teologia do Batismo, Igreja Sinodal, Doutrina Social da Igreja etc. FORMAÇÃO e CARIDADE são duas prioridades fundamentais da Paróquia. A formação de base para os leigos já engajados e para as novas lideranças que estão chegando proporcionará aos leigos e as leigas que todos entendam e se apropriem do significado da “Igreja em saída”, para viver a fé cristã para dentro e para fora da Igreja. Toda formação será na modalidade on line e utilizando a web rádio paroquial, em estilo “podcast” (programas gravados). “A comunidade eclesial, particularmente, os bispos e os presbíteros, tem a missão de formar cristãos leigos e leigas missionários, conscientes e ativos” (Doc. 105 da CNBB, nº 228).
Pe. Fabiano Costa, missionário redentorista, enfatizou bem que “pensar a pastoral não é para os padres, mas para todo o Povo de Deus”. Também reforçou que “o caminho que a Igreja nos aponta é o caminho das diretrizes, de onde a gente parte e onde a gente quer chegar”, reforçou o assessor da assembleia paroquial de pastoral. Então, com isso ficando claro que temos que ter uma outra maneira de ver e viver a experiência de ser Igreja no mundo.
A paróquia está celebrando o “Ano de São José” (08/12/2020 a 08/12/2021), pai e guardião da Sagrada Família de Nazaré e, se prepara para a abertura do “Ano Família Amoris Laetitia” – para marcar os cinco (05) anos após a exortação do Papa sobre o amor na família (19/03/2021 a 26/06/2022).
Para o pároco e a equipe de pastoral os esforços têm sido fortes para que cada vez mais os leigos(as) enxerguem a valorização da Palavra de Deus e da ideia de Igreja Ministerial. É da Palavra que nasce a missão, que encontramos força e esperança para continuar a caminhada. Também nos interessamos que todos entendam que: “a expressão Povo de Deus evoca a variedade de carismas, serviços e ministérios que o Senhor reparte entre os fiéis em vista da vida e da missão da Igreja” (Doc. 62 da CNBB, nº 79).
O Pároco mostrou-se preocupado com atuação dos Conselhos Paroquiais, falando que estes precisam ser verdadeiros espaços e instrumentos de participação na vida da paróquia (cf. Doc. de Aparecida, nº 215). “Os conselhos não podem ser apenas ‘pro forma”, enfatizou o presbítero.
Para as lideranças eclesiais – presbíteros, diácono permanente, religiosas e leigos(as) engajados – se mostra cada vez mais urgente viver nova dinâmica da pastoral, abandonar modelos antigos, replanejar atividades e iniciativas, “não deixar cair a profecia” (D. Helder Câmara), ter ações de imediato socorro mas também se preocupando com a transformação das estruturas sóciopolíticas injustas.
A paróquia vai intensificar o serviço evangelizador pela web rádio (assista: graçawebradio.zdx.com.br) e uso de suas redes sociais e ferramentas como “Whatsapp”. Vamos continuar acreditando e fortalecendo a Igreja do consolo e da profecia: rezar pelos que morreram do novo coronavírus da COVID 19, consolar suas famílias enlutadas e ser Igreja profética na defesa do SUS, da vacina já e para todos, na defesa do auxílio emergencial para os mais vulneráveis e os trabalhadores que sofrem com a crise sanitária, social, política e econômica que atravessamos.
Sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora da Medalha Milagrosa, a paróquia se coloca firme para que as diretrizes gerais da ação evangelizadora cumpram a função para a qual foram elaboradas e sirvam de instrumento para manifestar a alegria do Evangelho a todos, especialmente aos pequenos e sofredores.
Texto e foto – Equipe da PASCOM da Paróquia da Tabuba.
Respostas de 3
Gostei de vê! Parabéns aos padres: Maurício e Ermano, que com muita dedicação conduzem essa porção querida do Povo de Deus na Arquidiocese de Fortaleza; e Parabéns também a todos os agente de pastorais, grupos e movimentos dessa paróquia, que dão o sangue para que o Reino de Deus possa acontecer!!!
Reitero também o meu agradecimento aos padres: Carlos, Cícero e Fabiano pelo incansável trabalho junto a Pe Ermano e Pe Maurício. Que Deus possa os encorajar cada vez mais na missão e na vida sacerdotal.
Continuemos firme na fé inovando e sabendo aproveitar as tecnologias desse mundo