Paróquia da Tabuba vive os festejos de sua madroeira Nossa Senhora das Graças, a mãe da Medalha Milagrosa

Foto: Reprodução

Chega o mês de novembro e com ele a festa de nossa madroeira paroquial. Nesse ano de 2023, celebrando a realização do Sínodo dos Bispos, o Terceiro Ano Vocacional da Igreja do Brasil, rezando na expectativa da chegada do nosso novo pastor, iniciamos os festejos de nossa madroeira de 17 a 27 de novembro, a partir das 18h30.

O tema de nossa festa que é o mesmo para todas as comunidades de base é uma prece e um desejo para que a gente seja uma Igreja que vive a sinodalidade e a missão, sendo uma Igreja em saída (EG, 20).

Para o ano pastoral de 2023, vivendo o grande momento eclesial do sínodo convocado, pelo papa Francisco, para toda a Igreja, precisamos viver a mais verdadeira experiência de uma Igreja da sinodalidade. É verdade que esta é uma palavra pouco comum, mas ela expressa a identidade daquilo que a Igreja deve ser: uma comunidade de fé, marcada pela comunhão e fidelidade eclesial, onde todos são iguais, a partir do Batismo e todos caminham juntos rumo ao Reino Definitivo.

O caminho da sinodalidade é justamente o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio, diz o papa Francisco. Todo o esforço empregado pelo Concílio Vaticano II está em corrigir uma compreensão de Igreja que não irradiava como deveria a Boa Nova do Evangelho.

Todos nós na Igreja temos a mesma dignidade e fundamental igualdade e vocação (Lumen Gentium, 30) e, somos chamados a participar ativamente da missão evangelizadora da própria Igreja (Lumen Gentium 9 e 10). Essa decisão do Concílio é decisiva para a realização de uma Igreja sinodal.

Vamos dias de intenso fervor, com as novenas, confissões, procissões, celebração da fé e da vida, celebração de uma fé encarnada e comprometida com os pobres e o cuidado com a Casa Comum. Nosso tema é tema comum para todas as festas de padroeiros, para ser mais um esforço de andarmos juntos. Na parte social, temos músicas que o povo canta, MPB, forró e valorização de talentos da comunidade de base local.

Que Maria, a Estrela da Evangelização interceda por nós e nos acompanhe com o seu olhar maternal na vivencia de uma caminhada comum e, sobretudo, nos preparando para esse retiro paroquial nos torne abertos e acolhedores na força do Espírito.

Fonte: Pe. Maurício Lopes (pároco) e Conselho Pastoral Paroquial