Somos uma jovem paróquia situada na região serrana do município de Caucaia. No início da caminhada acolhemos 38 comunidades advindas da Paróquia Santo Antônio – Capuan. Desta porção do povo de Deus foi formada em 2014 a Área Pastoral que depois se tornaria com muita luta e engajamento de todos os 23 mil paroquianos a grande Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara. Com as bênçãos de Santo Antonio e Nossa Mãe Maria, nosso Arcebispo Dom José, criou e instalou esta comunidade paroquial no dia 26 de fevereiro de 2015 e escolheu como primeiro Pároco, o Rev.mo Padre Helano Samy.
Nosso coração se alegra e se enche de gratidão a Deus por todos os leigos, religiosos, seminaristas, diáconos e sacerdotes que contribuíram e aos que continuam a evangelizar e formar nossos paroquianos. Somos um povo acolhedor, generoso e cheio de fé. Formamos em pouco tempo um espírito missionário e fervoroso pela salvação das almas. Contando com 49 comunidades e contemplando 35% do município caucaiense, estamos com muitos sonhos, certos de estar no caminho certo. Contamos com a oração, o apoio e a presença de todos os homens e mulheres de boa vontade para espalhar a Boa Nova do Cristo Jesus em nossos dias, para os homens do nosso tempo sob o manto protetor de nossa padroeira e a coragem dos santos mártires bradamos em uníssono: Vem Senhor Jesus!
Acontecerá no dia 26 de fevereiro, às 19h a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos segundo aniversário de criação da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara.
Relatório de criação da Paróquia – 2014
A Área Missionária Imaculada Conceição, com aproximadamente 18 mil habitantes, iniciou com a divisão da Paróquia de Santo Antônio – Capuan, em virtude de sua grande extensão territorial.
A divisão ocorreu em abril de 2013, quando o padre Francisco de Assis, atual pároco, ficou responsável por pastorear as comunidades da BR 222 e matriz com as comunidades circunvizinhas, enquanto o padre Helano Samy, vigário paroquial, assumiu os trabalhos pastorais das regiões Taquara e 020 com 28 comunidades, dando continuidade ao projeto de criação da Área Pastoral.
Inicialmente, a ideia de tornar essa área missionária em paróquia ou área pastoral surgiu quando o padre Tula iniciou seu trabalho pastoral nas comunidades das regiões Taquara e 020, tendo ele percebido que a paróquia de Santo Antônio tinha um grande número de comunidades que não seriam assistidas, passando a vontade para o padre Josimar, que permaneceu na área por alguns meses quando então foi chamado a assumir outra missão.
Com a chegada do padre Helano Samy, os cristãos retomaram esse desejo de evangelizar e crescer na fé, iniciando um grande trabalho em todas as comunidades das regiões Taquara e 020, que, inclusive, com o início do trabalho pastoral, áreas que ainda não eram assistidas passaram a pertencer à referida área missionária, sendo atualmente 35 comunidades. Todas as comunidades da referida Área Missionária estão se empenhando para trazer condições para a criação da área pastoral.
A população das comunidades que pertencem à Área Missionária Imaculada Conceição é predominantemente de baixo poder aquisitivo e são desassistidas de assistência social básica. Apenas algumas das 35 comunidades possuem melhores condições financeiras.
Ademais, desde que iniciou em abril de 2013, a realidade eclesial de todas as 35 comunidades pertencentes à Área Missionária Imaculada Conceição vem evoluindo perceptivelmente a cada mês, com a criação de pastorais, aumento considerável do dízimo e do número de fiéis que frequentam as capelas e demais movimentos de forma assídua.