Paróquia Santo Afonso comemora seus 35 anos

Igreja
Igreja Santo Afonso em 1994
Acervo O Povo
A paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, na Parquelândia, comemora em 5 de junho seus 35 anos de fundação. E para celebrar a data nada melhor do que rememorar sua história e os párocos que já passaram pelo pastoreio desta comunidade.

A Paróquia começou com os Padres Redentoristas que curavam a Paróquia de Porangabussu. O antigo Coqueirinho, hoje Parquelândia era uma capela. Para início de desenvolvimento do bairro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, cujo prefeito na época era o Cel. Murilo Borges, foi lançada a Pedra Fundamental da atual Escola Santo Afonso.

casa de formação
Pastorais ganham
Nova Casa de Formação

A criação da Paróquia deu-se no dia 5 de junho de 1978, no governo arquidiocesano do Exmo. Sr. Arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Cardeal Lorscheider. O padroeiro não podia ser outro: Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista.

corpus christi
Foto de 30/05/2013
Corpus Christi

Após a construção da escola o pensamento voltou-se para a ereção de uma capela para o culto dominical. Cuidou, inicialmente da capela o Pe. Guilherme Condon. Houve um acidente. A construção desabou. Não houve desânimo. Recomeçou-se a construção com novo projeto. A igreja agora fugia à arquitetura tradicional. Seria circular. Por causa de sua arquitetura ficou conhecida como Igreja Redonda, à primeira desse tipo em Fortaleza. Sendo assim, o território paroquial foi desmembrado das paróquias limítrofes: São Raimundo, São Gerardo e Nossa Senhora da Salete.

jovita
Igreja atual

O primeiro sacerdote a assumir a paróquia foi padre Willian Keeney, sacerdote irlandês desenvolveu um maravilhoso trabalho, mas por curto período de tempo, entre setembro de 1980 e de dezembro de 1981. O segundo pároco a ser empossado na respectiva comunidade foi padre Luiz Gonzaga Xavier, natural de Itapipoca, sendo na verdade o primeiro pároco assumir, realizando vários trabalhos catequéticos.

O terceiro pároco, natural de cascavel, foi padre Francisco Apolônio, realizando em sua permanência de dois anos várias reformas na igreja como destaque a reforma do salão paroquial, colocação das grades etc. O quarto a assumir foi padre Rodrigues Farias, sacerdote natural de Independência permanecendo durante os seus seis anos como pároco organizando os setores da paróquia que atualmente se dividem em oito: SETOR I; II; III; IV; V; VI, VII e VIII

atual
Igreja pela Av. Jovita Feitosa

Instituiu também o Conselho Econômico e demais pastorais. O quinto assumir foi padre João Jorge, natural de Belém do Pará passando um longo período compreendido entre fevereiro de 1994 a maio de 2003. Realizou reformas na casa paroquial, salão, altar da igreja etc. O sexto a assumir, todavia por período muito curto por conta de seu falecimento, foi padre Djair Cavalcante, natural de Fortaleza. Formou o grupo dos coroinhas e instituiu a missa do meio dia a cada dia 13 do mês.

geovane
Padre Geovane Saraiva
Atual pároco

O seu sucessor nomeado em 2003 que permanece até os dias atuais na igreja de Santo Afonso é padre Geovane Saraiva Costa. Natural de Capistrano. Geovane Saraiva é cidadão de Fortaleza desde abril de 2007. Foi condecorado também com a Medalha Boticário Ferreira em abril de 2011. Fundou em parceria com Marcos Medina o site: http//www.paroquiasantoafonso.org.br e mantém o Blog de Santo Afonso: https://blogsantoafonsoce.blogspot.com.br/. Escreve para jornais, revistas e diversos sites. Também publicou pela Editora Celigráfica os livros: “O Peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (por ocasião do centenário de Dom Helder, 1009 – 2009); “A Ternura de um Pastor” (homenagem ao Cardeal Lorscheider); “A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso) e “Dom Helder: Sonhos e Utopias” (o pastor dos empobrecidos).

vigilia
Vigília Pascal 2013

Integra a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, na qualidade de membro efetivo, representando o Município de Redenção, na cadeira de Nº 71 e ainda, a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), ocupando a cadeira Nº 8, cujo patrono é Olavo Oliveira. Ocupa a função de Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal. No dia 21 de novembro do ano de 2011 lhe foi outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa da vereadora Eliana Gomes, a Medalha de Defesa dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Já no dia 22 de dezembro do mesmo, mais uma outorga: a Medalha Dom Helder Câmara, o Artesão da Paz, da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE).

Atual Igreja Santo Afonso Atualmente a Paróquia da Parquelândia vive nova fase. Podemos olhar para a Igreja, com um novo rosto, bem como suas dependências e o Salão Paroquial, com sua belíssima reforma, como também, a casa de Formação Santo Afonso, a serviço da Pastoral, com seis ambientes.Podemos ainda ver a praça, com a estátua de Santo Afonso, de Dom Helder Câmara e Dom Aloísio Cardeal Lorscheider. Não podemos ignorar o verde da praça e ver no seu conjunto também novo rosto.

centenario
Centenário de Dom Helder Câmara
07/02/2009

Durante estes 35 anos muito foi feito e ainda há muito o que fazer! Dessa forma, nos sentiremos honrados com sua presença neste momento de alegria e agradecimento a Deus por tudo o que nos foi concedido realizar. Sendo assim, a paróquia Santo Afonso convida a todos os paroquianos a celebrarem pela ação de graças o seu aniversário de criação no próximo dia 5, quarta-feira, às 18h, na igreja Santo Afonso, na Av. Jovita Feitosa, 2733, Parquelândia.