Paróquia São Francisco do Quintino Cunha celebra 11 anos de criação canônica

Missa em ação de graças pelos 11 anos de ereção canônica / Pascom Quintino Cunha

O dia que ficará para a perpétua memória: 28 de março de 2014, data em que, por mercê de Deus e da Santa Igreja, o então Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, criava canonicamente, por decreto arquidiocesano, a Paróquia São Francisco de Assis do Quintino Cunha e, no ensejo, elevava a então Capela de São Francisco à dignidade de Igreja Matriz.

A Paróquia é relativamente jovem, mas com muita experiência e com uma significativa caminhada nesta porção do povo de Deus. Comemoramos 11 anos, mas a nossa história de missão tem mais de 60 anos, iniciando com os missionários Padres Lazaristas (Congregação da Missão) da Capela de São Vicente, que realizavam suas missões pastorais, sendo ponte do Evangelho e luz da esperança, transformando vidas e levando o amor de Deus.

Nossa Paróquia está situada no rincão do bairro Quintino Cunha, região bastante humilde, mas de pessoas com muita fé. Nossas comunidades são unidades habitacionais do projeto São Francisco; logo, outros conjuntos habitacionais iniciaram sua expansão e, hoje, formam essa circunscrição que é a Paróquia de São Francisco de Assis.

Formada por 8 Comunidades: 1 Matriz e 7 Capelas. As Capelas pertencentes à Paróquia também são jubilares: a Comunidade São Vicente tem mais de 50 anos; a Comunidade Nossa Senhora das Graças – Conjunto Cidade Oeste foi a 1ª Igreja Dedicada da Paróquia e já caminha para seus 27 anos; a Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Conjunto Parque Boatan já completou seus 25 anos; a Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Mangueiral, está há 28 anos na missão; a Comunidade Nossa Senhora das Graças da Comunidade do Sossego está com 23 anos; a Comunidade Menino Deus (Estação Pio Saraiva) já existe há 19 anos; e a Comunidade São Gerardo já tem 17 anos de história.

Celebrantes da missa em ação de graças pelos 11 anos de ereção canônica / Pascom Quintino Cunha

A celebração eucarística de ação de graças contou com a presença de nosso Vigário Episcopal, Padre Aderlane Carneiro, presidindo a Celebração, o nosso Pároco, Padre Adauto Farias, CM, e o Padre Artur Ferreira, CM.

Elevamos a Deus nossa gratidão por tão grande graça e esperança, recordando e agradecendo sempre aos Padres da Província de Fortaleza da Congregação da Missão, que administram, caminham e animam a Paróquia no serviço sacerdotal.

Sem esquecer dos leigos, daqueles benfeitores que aqui passaram e hoje já contemplam o Deus da vida, deixando sua contribuição no tempo e na história. Que continuem firmes no serviço de evangelização.

Texto: Swellen Bernardo/ Pascom Região Assunção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais