Paróquias celebram encerramento da Trezena de Santo Antônio de Pádua

Foto: Vatican News

A Arquidiocese de Fortaleza possui 7 Paróquias, 1 Área Pastoral e diversas comunidades dedicadas a Santo Antônio de Pádua. Cada paróquia celebra o santo de maneira única, incorporando tradições locais e particularidades de sua comunidade. A festa do virtuoso santo franciscano é celebrada no dia 13 de junho.

A festa de Santo Antônio é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua fé, devoção e gratidão ao santo, conhecido por ser padroeiro dos pobres, dos casais e dos objetos perdidos. A participação na festa reflete a profunda conexão dos devotos com Santo Antônio, buscando sua intercessão em suas necessidades diárias.

A devoção ao glorioso Taumaturgo é especialmente forte no Brasil e em Portugal, onde ele é amplamente venerado. No Brasil, o dia é marcado por diversas festividades, incluindo missas solenes, procissões, e a tradicional bênção dos pães, simbolizando a partilha e a generosidade do santo.

Após as cerimônias litúrgicas acontecem a confraternização entre os fiéis com músicas, comidas típicas, bazar, leilão e outras atividades.

Santo Antonio de Pádua

Santo Antônio de Pádua, nascido em Lisboa em 15 de agosto de 1195, recebeu o nome de batismo de Fernando. Filho dos nobres Martino de ‘Buglioni e Donna Maria Taveira, sua casa localizava-se próxima à catedral da cidade. Desde jovem, Fernando dedicou-se intensamente ao estudo das ciências humanas e teológicas, passando uma fase significativa de sua vida no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, experiência que moldou profundamente sua personalidade e trajetória espiritual.

Após ser ordenado sacerdote em 1220, Fernando fez uma mudança radical em sua vida espiritual ao deixar os agostinianos e se juntar aos franciscanos, adotando o nome de Antônio. Essa transição marcou o início de uma nova fase em sua vida, caracterizada por uma profunda dedicação ao apostolado e à pregação.

No final da primavera de 1231, Santo Antônio foi acometido por uma doença grave. Em seus últimos dias, foi levado em uma carroça puxada por bois para Pádua, expressando o desejo de morrer naquela cidade. No entanto, ele faleceu na aldeia de Arcella, nos arredores de Pádua, em 13 de junho de 1231, uma sexta-feira, com apenas 36 anos de idade. Suas últimas palavras foram: “Eu vejo o meu Senhor”.

Santo Antônio foi sepultado na pequena igreja de Santa Maria Mater Domini em Pádua, um local que ele frequentava para retiros espirituais durante sua intensa vida apostólica. Sua reputação de santidade se espalhou rapidamente, levando à sua canonização em tempo recorde. Em 1232, apenas um ano após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Programação na Igreja Matriz de cada paróquia:

*Paróquia Santo Antônio de Pádua, Maraponga, Fortaleza

18h – Procissão com saída e retorno da Igreja Matriz