Pastoral Carcerária integra o Comitê Estadual de Combate à Tortura

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza, Regional Nordeste I, respondendo o convite da Secretaria de Justiça e Cidadania, SEJUS, pelo reconhecimento do trabalho junto aos encarcerados no Ceará, tomou assento na composição do colegiado do Comitê Estadual de Combate à Tortura. Doutor SERGIO SILVA DOS SANTOS representará a Pastoral Carcerária como titular. A cerimônia de posse do Comitê se deu no dia 7 de dezembro de 2011 na Secretaria de Justiça.

O comitê condenará todos os tipos de tortura registrados no Estado, sejam eles causados por discriminação racial, sexual ou, principalmente, por abuso de autoridade. Para isso, a iniciativa pretende realizar visitas e monitorar unidades de privação de liberdade, como penitenciárias e instituições psiquiátricas.

Para denúncias, foi criado o Disque-denúncia da SEJUS, no telefone (85) 3252.2086.

Uma resposta

1. É muito importante a presença da PCr. neste Comitê para que os menos favorecidos também tenha sua dignidade respeitada. Já se passaram muito tempo desde a ditadura militar, mais hoje ainda continua bem presente os casos de torturas, principalmente dentro dos cárceres, como aconteceu agora recente numa das casas de custódia do Ceará. Portanto força e coragem PCr. para continuar lutando pelo direitos de todos que ainda sofrem estes tipos de torturas.