Pastoral da Sobriedade realiza assembleia

sobriedadeNos dias 23 a 25 de Outubro em Cachoeira Paulista, sede da Comunidade Católica Canção Nova, aconteceu o encontro nacional da Pastoral da Sobriedade. O tema foi  “RENASCER NO ESPIRITO SANTO PARA A SOCIEDADE”. Dom Irineu Danelom, bispo referencial e Ana Godoy Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade coordenaram os trabalhos.

O Encontro iniciou com a Missa na sexta feira, no sábado dom Irineu abriu os trabalhos com uma palestra com o tema “O ROSTO DA MISERICÓRDIA” onde abortou a responsabilidade da Pastoral da Sobriedade na Igreja como o verdadeiro rosto da misericórdia nos novos tempos. O encontro contou com testemunhos de recuperação de vícios, partilhas de novas experiencias de prevenção as drogas. O encontro terminou no domingo com a missa de envio dos agentes para seus regionais e dioceses de todo Brasil.

A Pastoral no Ceará esta celebrando seus 10 anos de caminhada no Estado e conta hoje com 68 grupos que prestam atendimentos a cerca de 4 mil pessoas entre dependentes químicos e familiares em 48 cidades do Estado do Ceará. Alertamos para importância da implantação de mais grupos de autoajuda, na promoção da inclusão social e da reinserção familiar e social dos dependentes em processo de recuperação e excluídos; na formação de grupos para a atuação político-social concreta, tanto dentro como fora da Igreja, e na prevenção e na recuperação de dependentes químicos.

A Pastoral da Sobriedade do regional nordeste 1 da CNBB-Ceará esteve presente com 20 agentes das diocese de Crato,Iguatu,Sobral e a Arquidiocese de Fortaleza alem do seu coordenador Regional, Rogério Melo.

A Pastoral da Sobriedade tem como objetivo ajudar os dependentes químicos a viverem a sobriedade como um programa de vida, que requer a vivência dos “12 Passos da Pastoral da Sobriedade”.

Por Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste I.