O material contém informações com horários, locais e idiomas, onde as missas serão celebradas durante o evento em Fortaleza. A Pastoral do Turismo em breve enviará para todas as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza através do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral mais informações. O fôlder traz também informações de como acolher os turistas que estarão nas cidades-sede e ao mesmo tempo denunciar as mazelas geradas pela Copa do Mundo, como por exemplo, o aumento da exploração sexual, o tráfico de pessoas e remoções/despejos de famílias. O material foi preparado por um Grupo de Trabalho (GT) sobre a Copa do Mundo coordenado pelo Setor Mobilidade Humana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral do Turismo. Baixe aqui o folder.
Nota da CNBB
A CNBB solicita que a mensagem sobre a Copa do Mundo seja divulgada amplamente. O título da nota é “Jogando pela Vida”, e foi aprovada pelo Conselho Permanente da Conferência, durante reunião realizada entre os dias 11 e 13 de março. No texto, os bispos afirmam que “a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal”. Ao mesmo tempo, manifestam solidariedade “com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos”.
Os bispos convidam a sociedade brasileira a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – enuncie o tráfico humano”, que têm a finalidade de colaborar para que o evento seja “lembrado como tempo de fortalecimento da cidadania”.
Vídeo (Dom Anuar Battisti, bispo referencial da Pastoral do Turismo, CNBB).
Informações com padre Gilson Soares (85) 9944.8378 – coordenador da Pastoral do Turismo na Arquidiocese de Fortaleza, ou com Hilda Chavante, Janayna Gomes, Francisco Vladimir (85) 3388.8701, 3388.8702, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.
Respostas de 2
Parabéns a CNBB, é a igreja se posicionando de forma concreta e sábia e nos convidando a fazer o mesmo.
Percebo que nossa igreja passa por um momento que é necessário ir além dos conteúdos existentes, quando abre espaços e convida a sociedade a aderir a esse evento "Copa do Mundo X Paz. Que aconteça não só o "fortalecimento da cidadania," mas o fortalecimento de vinculos na convivência do todo. O Turismo em todos os seus seguimentos e aspectos visa essa política e cultura de paz, que é a nossa verdadeira natureza, muito embora desconhecido por muitos. parabenizo nossa igreja por este tão belo posicionamento.