Pão

Pilar do Pão: liturgia e espiritualidade

Para aprofundar a liturgia, a vivência sacramental, a oração e a espiritualidade cristã, rumo à santidade, as DGAE asseguram: “para que a comunidade de fé seja casa aberta para todos, exercendo o acolhimento ativo, a dinâmica da saída como conatural à sua existência, ela precisa se nutrir do essencial, daquele ‘Pão da Vida’ (Jo 6,35) que revigora para a caminhada rumo ao Reino definitivo” (n. 160). Assim, nossas comunidades eclesiais missionárias são chamadas a superar experiências religiosas fechadas, possibilitando prevalecer nelas a expressão da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, que comporta a proximidade responsável e o carregar a cruz.

Em Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em sintonia com as DGAE 2019-2023, a Arquidiocese decidiu, a partir de nossa realidade e das nossas necessidades para o Pilar do Pão, e agora propõe às Regiões Episcopais, às Paróquias e Áreas Pastorais, às Pastorais Arquidiocesanas, às Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, ao Fórum Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais, ao Conselho Arquidiocesano de Leigos e à Conferência dos Religiosos, as seguintes Ações Evangelizadoras.

Ações Evangelizadoras para o Pilar do Pão:

1. Fortalecimento da formação litúrgica: pastoral, canto e espaços litúrgicos.

2. Realização de Sínodo Arquidiocesano, tendo como eixo central a Espiritualidade Eucarística.

3. Resgate da centralidade do Domingo, como o Dia do Senhor.

4. Fortalecimento da formação já existente dos Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Palavra.

5. Manutenção no Dia do Senhor, com as Comunidades Eclesiais Missionárias funcionando, convergindo para a centralidade da Eucaristia ou da Celebração da Palavra.

6. Celebração do Sacramento da Reconciliação, nos momentos. fortes do Ano Litúrgico (Natal, Quaresma, Festa de Padroeiro, Caminhada Penitencial) em forma de mutirão.