Um grupo de peregrinos do Brasil vai embarcar nos próximos dias para Roma afim de vivenciar o Jubileu do Mundo das Comunicações, o primeiro evento dos 36 grandes eventos divulgados na programação oficial do Ano Santo. O Portal da CNBB conversou com três deles para saber como estão se preparando para fazer a experiência como peregrinos da Esperança na Santa Sé.
Um deles é o padre Leonardo Monteiro, membro do clero da arquidiocese de Belém (PA). Ele coordena a Pastoral da Comunicação na arquidiocese e também no regional Norte 2 da CNBB que compreende (Pará e Amapá), onde se encontram 9 dioceses e duas arquidioceses.
Padre Leonardo estará em Roma de 23 a 29 de janeiro. O presbítero conta que é a primeira vez que vai à Santa Sé. “As minhas expectativas são as melhores”, confidenciou.
Ele considera surreal a possibilidade de encontrar o sucessor de Pedro, o Papa Francisco, e também na mesma oportunidade partilhar suas experiências com outros comunicadores do mundo. “Estou acostumado a participar dos eventos de comunicação pela Igreja no Brasil e vejo o quanto é rica a partilha e convivência. Eu fico pensando e criando projeções para este encontro internacional de comunicadores. Estou com o coração muito aberto para o que vou viver, aprender, escutar e celebrar”, partilhou.
Na mesma medida da expectativa que está alta, o padre contou que está apreensivo para trazer ao seu povo – da Pascom e também de sua paróquia na periferia de Ananindeua – que também vive, com ele, a expectativa da viagem e dos encontros.
“Eu realmente estou muito feliz, agradecido a Deus pela oportunidade que ele deu, e na expectativa de viver dias muito santificadores dentro do Ano Santo da Esperança. Que eu possa voltar com uma rica experiência na bagagem”, disse.
“Decisões profissionais abençoadas por Deus”
A Paloma Timo, jovem ligada ao Caminho Neocatecumenal, à arquidiocese de Brasília e também colaboradora no Setor de Marketing da Edições CNBB, disse que tem se preparado para este momento com muita oração com o desejo de que a experiência confirme sua missão como comunicadora e como católica.
Ela participará, de 24 a 26 próximo, de um encontro de profissionais de comunicação do mundo todo, que acontece no âmbito do Jubileu das Comunicações, e reunirá cerca de 120 jovens representantes das Conferências Episcopais, com idades de até 35 anos, todos com experiência na área de comunicação e meios digitais.
“Nós teremos uma programação especial de encontro, palestras, network voltados para a comunicação católicas. A minha expectativa é alta por ter uma confirmação por parte da Igreja de que minhas decisões profissionais também são abençoadas por Deus”, disse.
“Estar em comunhão com a Igreja”
O Darlan dos Santos (foto abaixo) é colaborador do santuário Sagrado Coração de Jesus em Joinville (SC) e residente na mesma cidade. Ele também trabalha em uma Agência Arcanjo que há mais de 12 anos trabalha com grupos religiosos da Igreja no Brasil, incluindo a CNBB. “Estou muito feliz pela oportunidade de celebrar um Jubileu”, disse.
Com exceção do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, este será o primeiro Jubileu que Darlan vai vivenciar aos 31 anos de idade. “É a primeira oportunidade que tenho de fato de celebrar um Jubileu da Igreja. Eu me senti muito especial de ver esta convocação por parte da Igreja e do Santo Padre, de uma forma particular, para participar de um Jubileu do Mundo das Comunicações”, disse.
Segundo ele, o objetivo de ir até Roma é estar em comunhão com a Igreja, de ouvir o Santo Padre, participar das atividades e, em especial, viver esse momento espiritual de passar pela Porta Santa, receber as indulgências plenárias e ser um peregrino. “Vai ser uma experiência incrível que vai enriquecer minha vida espiritual, meu envolvimento enquanto parte da Igreja e também a minha vida profissional”, disse.
Jubileu do Mundo das Comunicações
De 24 a 26 de janeiro ocorrerá o primeiro dos 36 grandes eventos do Ano Jubilar, o 𝐉𝐮𝐛𝐢𝐥𝐞𝐮 𝐝𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬, que reunirá em Roma profissionais da comunicação de todo o mundo. Espera-se que o evento incorpore uma série de atividades que reflitam sobre o papel das comunicações na Igreja e no mundo contemporâneo.
Foram convocados a participar todos os profissionais do mundo da comunicação (jornalistas, operadores de mídia, executivos e editores, membros do Conselho de Administração, videomakers, designers gráficos, redatores, relações públicas, gerentes de mídia social, técnicos de áudio e vídeo, tipógrafos, cientistas da computação, etc.). Do Brasil são esperados que 40 profissionais participem, segundo balanço da CNBB.
Encontro com jovens comunicadores profissionais – No âmbito do Jubileu das Comunicações haverá um encontro, organizado pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, que reunirá cerca de 200 jovens representantes das Conferências Episcopais, com idades de até 35 anos, todos com experiência na área de comunicação e meios digitais. Do Brasil participam representantes da Signis Jovem, Edições CNBB, do Movimento Laudato Si’, da Ascom da CNBB, Rede Vida, e membros da redação brasileira do Vatican News.
Encontro com os presidentes das Comissões Episcopais e Diretores dos Gabinetes de Comunicação Social – Foram convidados pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, também os presidentes das Comissões Episcopais e Diretores dos Gabinetes de Comunicação Social para um encontro presencial nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. Do Brasil, participam o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, dom Valdir José de Castro.
Por Willian Bonfim, com fotos de arquivo pessoal. Fonte: CNBB.