O portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá novo layout a partir de sexta-feira, 4 de setembro. O endereço passou por um processo de revisão de sua estrutura e agora oferecerá uma navegação facilitada ao usuário. A atualização também contou com a aplicação de ferramentas de otimização de pesquisas, o Search Engine Otimization (SEO), que facilitam a busca por conteúdos da conferência por meio do Google, por exemplo.
“A primeira ideia de repaginar o site, de fazer uma mudança, foi deixar o site mais limpo, tornando mais fácil a busca de informações, deixá-lo mais claro, evitar colocar tanta coisa na página principal e fazer com que a pessoa encontre o que busca sem precisar ficar procurando por muito tempo. Essa foi a primeira motivação”, explica a assessora de comunicação da CNBB, Manuela de Oliveira Castro.
Outra preocupação foi tornar o site mais moderno e inteligente, aprimorando o SEO, que é o mecanismo de busca pelo Google. “Agora também está mais fácil encontrar o site da CNBB quando se busca informação pelo Google”, conta Manuela. O portal terá destaque aos serviços mais buscados pelos usuários, como Liturgia Diária, Fundo Nacional de Solidariedade e Identidade Eclesial.
“O novo portal da CNBB foi desenvolvido para proporcionar ao usuário uma navegação intuitiva, permitindo que as informações sejam rapidamente encontradas. A partir da reorganização das categorias, utilizamos técnicas avançadas de Design UX para criar um layout moderno e clean. Com a arquitetura da informação otimizada para SEO, o conteúdo é facilmente encontrado pelo Google, além de que a infraestrutura está otimizada para garantir a segurança e o alto desempenho do site, mesmo diante de picos de alto tráfego”, explica Daniela Vieira, CEO da Parresia, agência responsável pelo serviço de estruturação do portal.
O fundador da Parresia, Ricardo Gomes, comemorou a parceria da entidade com a empresa na execução do projeto: “Sabemos que a renovação do projeto do portal da CNBB é um marco para a Igreja do Brasil, e solidifica ainda mais a parceria entre a Parresia e as instituições católicas. Para nós é uma honra saber que, no mês que estamos comemorando 10 anos de existência, pudemos mais uma vez contribuir significativamente com um novo tempo para a comunicação católica”.