Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano manifesta solidariedade ao povo venezuelano por crise política e social

A Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e caribenho, o Celam, publicou nota na qual manifesta solidariedade e proximidade ao povo venezuelano em razão da crise política na qual o país está mergulhado desde a indefinição do quadro eleitoral da sua recente eleição presidencial.

“Somos movidos pela angústia e ansiedade experimentadas por tantos de nossos irmãos e irmãs que anseiam por um futuro melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades”, diz um trecho do documento.

O Celam propõe, em sintonia com conferências episcopais da América Latina,  que sejam realizados momentos de orações pelo povo e pelo país para que “Deus ilumine o caminho da Venezuela rumo à paz, à justiça e ao bem comum”.

Veja, abaixo, a íntegra da nota em português. Aqui, neste link, a versão em espanhol.

VENEZUELA ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO

Do Conselho Episcopal Latino-Americano enviamos a nossa proximidade e solidariedade ao povo venezuelano nestes momentos de difícil situação política e social. Somos movidos pela angústia e ansiedade experimentadas por tantos de nossos irmãos e irmãs que anseiam por um futuro melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades.

Várias conferências episcopais convocaram um dia de oração para este domingo, 4 de agosto. Outros expressaram sua proximidade com aqueles que emigraram e vivem em diferentes países da América Latina e do Caribe. Muitas comunidades estão se mobilizando em espírito de oração. Acompanhamos estas expressões de fraternidade com o povo venezuelano e encorajamo-lo a continuar a pedir a Deus, Senhor da história, que ilumine o caminho da Venezuela rumo à paz, à justiça e ao bem comum.

Unimo-nos aos bispos venezuelanos que, como pastores, expressaram: “É o próprio Cristo que sustenta nosso país! Que o desânimo e o desespero não encontrem lugar na vida do cristão.”

Que a sabedoria de Deus encha a mente e o coração de todos aqueles que têm a responsabilidade de tomar decisões em favor do povo e que Maria, nossa Mãe do céu, nos faça sentir mais irmãos e irmãs.

Presidência do Conselho Episcopal Latinoamericano
2 de agosto de 2024