Prestação de Contas do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade

Foto: Serviço de Comunicação – Thiago Ribeiro

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), que é constituído, anualmente, pela generosa contribuição dos cristãos leigos e leigas, no gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que se realiza anualmente no dia da Coleta Nacional da Solidariedade – Domingo de Ramos, que esse ano será no dia 24 de março.

A aplicação dos recursos destina-se a ajudar a concretização de diversas ações evangelizadoras, no âmbito socioeclesial, por meio da aprovação dos projetos enviados e aprovados. Do total coletado, 60% fica na Arquidiocese e constitui o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade e 40% é enviado ao Fundo Nacional, administrado pela CNBB.

No material abaixo você pode conferir, de formar transparente, o atendimento a diversas atividades pelos recursos arrecadados, como também os critérios para aprovação dos projetos enviados no dia 10 de cada mês. Em 2023, o FAS apoiou 14 projetos na Arquidiocese de Fortaleza e em 2024 contamos com a sua generosa contribuição para continuarmos construindo juntos uma rede de solidariedade e amizade social.

Critérios para aprovação dos projetos

*Os projetos deverão ser entregues à Cáritas Arquidiocesana até o dia 10 de cada mês, impresso e por e-mail: [email protected];

*O valor máximo de apoio a Projetos é de R$ 4.500,00, sendo que, somente até 1/3 do valor  solicitado poderá ser utilizado para assessoria;

*Todos os projetos deverão, sempre, apresentar contrapartida;

*Cada grupo, pastoral, entidade, só poderá apresentar um projeto por ano, o qual deverá ser acompanhado de uma carta de apresentação assinada pelo pároco ou padre de referência do grupo;

*Os projetos apresentados à comissão do FAS, se aprovados, terão até 60 dias para recebimento do recurso. Sendo assim, a data prevista para início da execução do projeto deverá sempre levar em conta este prazo;

*Novos projetos só serão analisados mediante prestação de contas do projeto anterior, caso tenha sido solicitado, se não houver nenhuma pendência.

Confira a prestação de contas dos projetos: